Deputados cobram assistência financeira para escolas da rede estadual de Pernambuco

0

O repasse dos recursos do Programa Investe Escola foi cobrado pelos deputados da Alepe, na Reunião Plenária desta quinta. A questão foi trazida pelo deputado Renato Antunes, do PL. Segundo o parlamentar, o governo tem recursos para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas estaduais, mas o dinheiro não chega na ponta para execução dos gestores. “É inadmissível ainda não ter sido pago este ano o Investe Escola. Quem conhece educação, e os deputados aqui conhecem e andam pelas suas cidades, sabe que gestor faz com o Investe Escola o básico, o custeio: a limpeza da escola, a pintura, é a porta de entrada da escola, a escola com uma boa condição, com uma boa visibilidade. Mas nem dinheiro para limpar o mato as escolas estão tendo.”  

Renato Antunes também defendeu a criação de mais escolas técnicas no estado. Mário Ricardo, do Republicanos, reforçou o apelo pelos repasses do Investe Escola e relatou cobranças de alunos e professores nesse sentido.

Luciano Duque, do Solidariedade, pediu ao Governo do Estado a melhoria de estradas que cortam o Sertão do Pajeú. O parlamentar registrou as condições precárias das PEs 263, 304 e 350. A primeira rodovia liga Itapetim ao município de Livramento, na Paraíba. A conexão com o estado vizinho também é feita pela PE-304, que integra Tabira à cidade paraibana de Água Branca. Já a última via liga os municípios de Triunfo e Flores. “A situação dessas rodovias tem colocado em xeque a vida e em risco muitos motoristas, passageiros e pedestres. Além de prejudicar a economia, o turismo e o desenvolvimento dessas regiões.” 

A assinatura do convênio para a implementação do Projeto Litoral Seguro repercutiu no pronunciamento de Adalto Santos, do PP. Ele participou do lançamento da iniciativa, na última segunda, na sede do Ministério Público de Pernambuco, no Recife. O acordo foi firmado entre o MP e a prefeitura de Sirinhaém, na Mata Sul. Segundo Adalto, a ação é de suma importância para a redução da criminalidade nas praias do estado. Dentre as medidas previstas, estão o enfrentamento da violência com assistência às vítimas,  qualificação da guarda municipal, e fiscalização sanitária e policial em bares e restaurantes.

O avanço da tecnologia e os novos usos da inteligência artificial motivaram pronunciamento do deputado João Paulo, do PT. O parlamentar se mostrou preocupado com a garantia de emprego e acesso a renda para os trabalhadores. Ele elogiou iniciativas da China, como o uso de carros autônomos, sem motoristas, e as entregas com drones, e ressaltou que, ainda assim, o país retirou da pobreza quase um bilhão de pessoas. “E os dados mostram que eles colocaram foco na qualificação da força de trabalho, em atividades que exigem ainda muito o manuseio humano. Acho que serve como exemplo essa experiência, e nós apelamos que o uso dessa inteligência, a partir de muita luta, na verdade não penalize ainda muito mais a classe trabalhadora.”

Pastor Cleiton Collins, do PP, cobrou do prefeito do Recife a construção de um centro de referência no combate às drogas na capital. Segundo o parlamentar, esta foi uma promessa de campanha ainda não cumprida por João Campos. Na avaliação de Collins, o equipamento poderá contribuir na recuperação de milhares de pessoas que hoje se reúnem em diferentes cracolândias da cidade.

Mário Ricardo abordou vários temas na tribuna. O deputado destacou a audiência pública realizada no município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, nesta semana. No encontro, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, foram ouvidos apelos de produtores de vinho para fortalecer o turismo local. “A potencialidade, as belezas, a cultura, tudo aquilo que  nós pudemos presenciar na audiência pública vai ser vivido pelo povo pernambucano, pelo povo brasileiro, pelas pessoas que vierem do estrangeiro, quando forem ao Sertão Pernambucano. E a Assembleia Legislativa colocou a sua digital no apoio a esse grande projeto de fortalecimento do turismo naquela região.”

Jarbas Filho, do MDB, que também participou do evento, ressaltou o desenvolvimento da produção de vinho no Vale do São Francisco e o potencial turístico do local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome