Falta de energia causa prejuízos a produtores rurais da Associação Juriti em Sobradinho-BA

0

Produção de frutas está comprometida, produtores não tem como comercializar seus produtos

Moradores e produtores rurais da Associação Agrícola Juriti, localizada no Município de Sobradinho, região Norte da Bahia acumulam prejuízos e sofrem com a falta da energia elétrica que dura mais de 15 dias. Plantações de fruteiras como acerola; banana; manga; goiaba; limão e coco, estão com sua capacidade produtiva comprometida.

O presidente da Associação Agrícola Juriti, Wellington Barros, reconhece o atraso em uma das contas de energia. No entanto, o pagamento foi efetuado e caberia a Neoenergia Bahia, regularizar o fornecimento de energia elétrica. Fato que não aconteceu e a interrupção já dura 8 dias, tempo suficiente para as plantas sofrerem com a falta d’água.

A irrigação de 50 hectares de plantações é feita com água capitada do reservatório da barragem de Sobradinho, por meio de motor bomba alimentada por energia elétrica. Sem a energia e com as bombas desligadas não tem irrigação, com isso a plantação passa sede e a produção fica inviável e isso vai gerar incalculáveis prejuízos.

Um dos moradores mais antigo da Associação Agrícola Juriti, Washington Barros, anda pelas plantações e enche os olhos de lagrima ao ver a situação de sede de roça de banana. “É desesperador ver a roça desse jeito, não faço nem ideia do tamanho do prejuízo. Essa semana teria que colher banana, não é possível pois os frutos não tem qualidade”, disse Washington.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome