4 das 6 Prefeitas do Sertão de Pernambuco vão tentar reeleição em 2024

0

Seis municípios do Sertão pernambucano, são administrados por mulheres. Dois deles a exemplo do Estado, tem dupla feminina no comando administrativo. Serra Talhada; Floresta; Trindade; Dormentes; Santa Cruz e Cedro, são municípios do Sertão de Pernambuco, que juntos tem uma população que chega a 200 mil habitantes. Esses municípios são administrados por mulheres, dois deles com prefeita reeleita em 2020.

Em Serra Talhada, Márcia Conrado foi aposta certa do ex-prefeito Luciano Duque. Eleita em 2020 vem fazendo uma ótima administração, tanto que ganhou projeção estadual e atualmente preside a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Márcia vai tentar a reeleição ano que vem, há quem diga que dificilmente ela possa perder a eleição.

Já em Floresta a prefeita Rorró Maniçoba está no terceiro mandato, sendo eleita para o primeiro em 2008 e reeleita em 2012. Em 2020 tentou com êxito o retorno ao comando administrativo da terra dos tamarindos, foi eleita com ela sua vice a jovem Bia Numeriano. A dupla florestana chega em 2024 com o desafio da reeleição, caso aconteça, Rorró vai garantir o quarto mandato.

A capital do gesso conta com exitosa administração de Helbinha, tanto que o cenário atual aponta reeleição tranquila da gestora. Helbinha é a imagem real de que a mulher de fato não foge a luta, ela perdeu a eleição em 2016 e em 2020 foi eleita com expressiva votação que superou os 63% do total de votos válidos apurados naquele pleito eleitoral.

Dormentes tem a quarta maior população entre os seis, por lá o comando também é 100% feminino. A prefeita Josimara Cavalcante está no segundo mandato, já é certo que sua vice Corrinha será sua candidata. Corrinha de Geomarco, é viúva do ex-prefeito Geomarco Coelho. Corrinha entra na disputa em situação confortável, tendo em vista a boa gestão de Josimara.

Santa Cruz é mais um município com prefeita no segundo mandato, Eliane Soares está pela quarta vez a frente da gestão municipal. Foi eleita em 2016 com mais de 63% dos votos e reeleita em 2020 com 78%, sua liderança é incontestável até pelos adversários. Há quem diga que seu vice, Dhow (Rilberto Rodrigues Coelho), será candidato em 2024.

A sexta mulher prefeita de municípios do Sertão é Marly de Neguinho de Zé Arlindo, ela é esposa de ex-prefeito e vai tentar a reeleição em 2024. Na capital do milho a situação de Marly é um pouco complicada, a mesma amarga desgaste em sua administração. No entanto, a oposição ainda não se entendeu quanto ao nome para a disputa e isso pode ser fator considerável em favor de Marly.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome