Após o término das festas de Natal e Ano Novo, muitos se deparam com a temida “ressaca alimentar”, e sem saber como retornar à rotina saudável. Para a Dra. Carolina Almeida, diretora médica do Núcleo GA Petrolina, essa sensação é comum, ela explica de onde surge esse sentimento de culpa, que acomete principalmente, as pessoas que estão tratando a obesidade.
“Depois de extrapolar, é natural que haja a sensação de que se perdeu o resultado, quando na verdade não é bem assim. Não é uma semana de festas que vai prejudicar o resultado de um ano inteiro. O que pode acontecer é uma retenção líquida, uma inflamação que pode ser revertida. Isso não pode se tornar rotina, mas em um momento pontual pode acontecer. A impressão de que as roupas apertaram, de que já não está mais em forma, pode decorrer do inchaço, do acúmulo de líquido. Pode acontecer o acúmulo de gordura, mas nada que não seja possível de resolver“, ressaltou a médica.
A boa notícia é que é possível recuperar o equilíbrio logo nos primeiros dias do ano. De acordo com a Dra. Carolina Almeida, os pacientes que interromperam o tratamento precisam retomar, entrar em contato com o profissional que te acompanha é o primeiro passo. Neste momento de retomada à rotina saudável, é importante atentar-se aos bons hábitos que podem ser aliados no processo.
“Outra orientação é fazer uso de alimentos anti-inflamatórios, incluindo chás, como o verde, que ajuda a desinchar e desinflamar, quando utilizado sob orientação médica ou nutricional. É muito importante destacar que, mesmo os chás, eles devem ser utilizados com orientações porque toda e qualquer substância, mesmo as naturais, podem ter efeitos adversos.”
Manter o ritmo de atividades físicas e o cuidado com a alimentação não é tarefa fácil neste período de festas e férias. Porém, caso você não consiga manter de forma ideal, o importante é não parar. Se você não consegue fazer a hora inteira de treino, utilize aplicativos, converse com seu personal para que ele faça um treino rápido de 15 minutos, com o próprio peso do corpo, exercícios que você consiga fazer em qualquer lugar, isso vai te ajudar a recuperar os prejuízos das festas. No entanto, caso a situação realmente tenha saído do controle, o mais importante é reconhecer, conversar com seu médico, e traçar novas estratégias para sanar esse problema.
“Não se envergonhe, não se constranja, é importante que você tenha uma boa relação com o profissional que te acompanha exatamente para que nesses momentos você tenha o devido suporte“, finaliza a Dra. Carolina Almeida.
