Investimentos em rodovias são destacados no Plenário da Alepe

0

Investimentos do Governo Estadual na recuperação de estradas pernambucanas geraram debate na reunião plenária desta terça. Antônio Moraes, do PP, listou uma série de rodovias que já estão em obras ou que vão ser contempladas com recursos estaduais. O parlamentar destacou a triplicação da BR-232, importante via de acesso ao interior, com orçamento previsto de 151 milhões de reais; a requalificação da PE-15, no Grande Recife, com orçamento de 192 milhões de reais; e a duplicação da BR-104, no Agreste pernambucano; além de outras estradas no litoral e no interior do Estado. “Isso prova que agora o Estado começou a rodar, e com obras que têm início, meio e fim. Todas elas têm recurso em caixa para pagar até o término e conclusão de entrega à população pernambucana.

Em aparte, Waldemar Borges, Rodrigo Farias e Diogo Moraes, todos do PSB, contestaram o colega. Eles destacaram que a maior parte das obras mencionadas já haviam sido licitadas ou iniciadas na gestão anterior, e ficaram paralisadas no ano passado. Já o líder do governo, Izaías Régis, do PSDB, ressaltou que é preciso se “alegrar com o que vem”, e pediu paciência aos colegas, uma vez que a gestão Raquel Lyra ainda está no segundo ano de atividade. Antônio Moraes justificou o período de paralisação de obras pela necessidade do governo recuperar sua capacidade de pagamento, a chamada Capag, na classificação do Tesouro Nacional e poder voltar a fazer empréstimos.

O deputado João Paulo, do PT, demonstrou solidariedade à Campanha da Fraternidade, conduzida pela CNBB, Confederação Nacional de Bispos do Brasil, que, segundo ele, vem sendo atacada pela extrema direita. O parlamentar criticou os ataques que estão sendo feitos nas redes sociais e em cartazes afixados nos ônibus e afirmou que esses grupos estão colocando as ideologias acima dos ensinamentos de Cristo. “Porque nós temos que combater esse ataque àqueles cristãos que realmente defendem o direito à vida.”

Em outro pronunciamento, João Paulo criticou a ligação entre a presidência da vigésima nona Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a ser realizada em novembro, e a indústria do petróleo. O deputado apontou que o ministro da Ecologia e dos Recursos Naturais do Azerbaijão, país anfitrião da COP29, é ligado à estatal petroleira do país. João Paulo lembrou que esta será a segunda vez seguida que a conferência é sediada em um país grande produtor de petróleo e que o combustível fóssil é apontado como uma das principais causas do aquecimento global.

O deputado Doriel Barros, do PT, elogiou a gestão da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, à frente da Amupe, Associação Municipalista de Pernambuco. A gestão da petista terminou nesta terça, com a posse do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, na presidência da instituição. Doriel Barros aproveitou a ocasião para exaltar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e o papel delas em várias esferas da vida, inclusive na política.

Diogo Moraes, do PSB, expressou sua satisfação com os resultados do Censo 2022 do IBGE, especialmente em relação ao saneamento em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional. O parlamentar relembrou o início do plano de saneamento da cidade, bem como a execução e a inauguração do projeto. “Hoje Santa Cruz tem 91% de sua população com saneamento em suas residências. Tirando Fernando de Noronha, é o melhor município nesse requisito.” 

Edson Vieira, do União, fez um apelo à Neoenergia para que solucione de forma definitiva as quedas constantes de energia nos municípios do polo de confecções do Agreste. O deputado registrou os prejuízos financeiros acumulados por empresários do setor. Ele apontou que a situação das facções de roupas da zona rural é ainda mais difícil, pois há uma demora maior da concessionária de energia para retomar o fornecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome