Raquel Lyra diz que PPP pode viabilizar obras da Transnordestina

0

A govenadora Raquel Lyra (PSDB) defendeu que o trecho da ferrovia Transnordestina que liga o município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, ao Porto de Suape deverá ser retomado por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). A gestora ainda celebrou a licitação para a contratação dos projetos executivo e básico da benfeitoria, realizada na última semana.

Vai haver uma retomada da obra a partir do projeto atualizado e tudo aponta para uma Parceria Público-Privada (PPP)”, comentou a chefe do Executivo, explicando que a estratégia é semelhante à adotada para viabilizar o trecho da ferrovia que liga o Porto de Pecém, no Ceará, e Eliseu Martins, no Piauí. “Mas até lá temos a garantia do Governo Federal de que essa obra será tocada diretamente por ele”, esclareceu a governadora.

Financiamento

O montante liberado pelo Governo federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o projeto do trecho pernambucano da ferrovia foi de R$ 500 milhões, que representam 10% do total da obra, orçada em R$ 5 bilhões.

Neste momento, o mais importante foi garantir a decisão política do governo federal no trecho Salgueiro-Suape”, garantiu Raquel.

A gestora defendeu a articulação feita por ela e lideranças pernambucanas para viabilizar a retomada da obra. “Nós trabalhamos muito, e não trabalhei sozinha, para conseguir garantir o retorno da Transnordestina à Suape, e a decisão do presidente Lula, com o apoio do ministro dos Transportes, Renan Filho, era a garantia de retomar isso”, relembrou Raquel.  |FolhaPE|

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome