Codevasf capacita agentes para ações de emergência em áreas próximas às barragens do Pisf

0

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu a segunda etapa da capacitação das equipes de operação e manutenção da barragem de Cacimba Nova, localizada em Custódia (PE), que integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf).

O treinamento faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) e elaboração do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon). O curso foi realizado em parceria com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, no canteiro de obras do Lote 11 do Eixo Leste do Pisf, em Sertânia (PE).

A capacitação é realizada por meio de quatro treinamentos com agentes internos e externos de operação e manutenção das barragens do Pisf. Participaram do treinamento os agentes municipais envolvidos, bem como representantes de todas as Defesas Civis municipais potencialmente afetadas pelas barragens do Eixo Leste do Pisf, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do estado de Pernambuco e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“A Codevasf, como Operadora Federal do Pisf, é considerada empreendedora das doze barragens do Eixo Leste. Dentre suas obrigações previstas no Plano de Segurança de Barragens, em atendimento à Legislação de Barragens e às Resoluções da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), está a capacitação quanto ao PAE e elaboração do Plancon”, explica Rodrigo Marques Beneveli, gerente de Operação do Pisf na Codevasf.

O PAE tem a finalidade de fornecer um conjunto de diretrizes, dados e informações que propiciem as condições necessárias para a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados para serem desencadeados rapidamente em situações de emergência, para a minimização de impactos. O Plancon estabelece as ações de proteção e defesa civil. Ele é elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre e organiza as ações de preparação e resposta.

O diretor da Área de Irrigação e Operações da Codevasf, Luis Napoleão Casado, avalia a importância da capacitação. “A Codevasf, ao cumprir suas obrigações legais quanto à segurança das populações que vivem nas áreas de influência das barragens, reafirma seu esforço para treinar os agentes envolvidos em ações que buscam garantir a integridade das populações em casos de desastres envolvendo essas estruturas. O foco nas vidas é nossa principal preocupação”, afirma.

A finalização do treinamento em campo será realizada no próximo dia 26 de junho com a realização de diversas capacitações e do simulado de acidente. Na oportunidade, será avaliado todo o planejamento estruturado, contando com a participação da comunidade, em especial das famílias potencialmente afetadas.

Sobre o Pisf

Desde março de 2014, por meio do Decreto nº 8.207/2014, a Codevasf é a Operadora Federal do Pisf, com a missão de exercer as funções necessárias à operacionalização e à manutenção dos eixos principais do sistema.

O Pisf tem como objetivo levar água a 12 milhões de habitantes, em 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra é um percurso que leva à geração de emprego e promove a inclusão social. Além do consumo humano, o empreendimento visa proporcionar oferta de água para atividades agrícolas e industriais. No total, os dois canais principais de transferência de água — Eixo Norte e Eixo Leste — têm 477 quilômetros de extensão.

Mais informações sobre o Pisf estão disponíveis no site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR):
https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica/projeto-sao-francisco/projeto-sao-francisco-capa/.

Codevasf — A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Atua em 2.688 municípios brasileiros localizados em 16 unidades da federação. A Companhia executa políticas públicas voltadas à promoção de desenvolvimento regional com projetos nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome