Políticos que caminham com as próprias pernas e aqueles que são carregados nas costas

0

Muitos políticos pernambucanos só chegaram aonde chegaram, ou estão no exercício de algum cargo de destaque, porque foram politicamente carregados nas costas. Outros tiveram coragem de dar os primeiros passos em buscas de seus objetivos, lutaram contra a lógica da política à época e enfrentaram até os ‘imbatíveis’.

Em pleno governo do regime militar/civil, Marcos Freire não se intimidou e lutou contra as forças políticas da época. Perdeu uma eleição de governador de Pernambuco para o modelo regime em 1982, sua historia é repleta de grandes conquistas tudo por conta de sua forma destemida de ser e não esperar que outros fizessem o que seria de sua responsabilidade.

Jarbas Vasconcelos é outro exemplo de ser humano que sempre acreditou na sua capacidade e lutou incansavelmente por seus objetivos, mesmo após uma derrota não se viu como derrotado e teve a coragem de enfrentar o a época imbatível Miguel Arraes. Todos diziam que Arraes já mais perderia uma eleição, esqueceram que aquela em 1998 seria contra Jarbas.

Eduardo Campos outro exemplo de político que venceu por não se deixar se levar pelas circunstâncias, teve a coragem de enfrentar o candidato do poder estadual e o candidato natural do poder federal. Sua capacidade de somar e a forma diferente de se apresentar as pessoas, abriu espaços na campanha de 2006 e o resultado foi em favor de quem luta.

A lista dos que alcançaram resultados graças a lideranças de outros, não por suas próprias capacidades começa com Roberto Freire eleito senador em 1994, na sequência vem José Jorge em 1998 eleito para o mesmo cargo. Em 2002 foi a vez de Sérgio Guerra eleito para uma das vagas de senador, já Humberto e Armando foram eleitos em 2010.

A eleição de 2026 será disputada entre dois personagens que são exemplos de quem luta para conseguir seus objetivos, de um lado a governadora Raquel Lyra que chegou aonde está por méritos próprios. A mandatária pernambucana enfrentará o filho de Eduardo Campos, atual prefeito do Recife que já ocupa espaço como principal liderança do PSB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome