UNICEF realiza iniciativa para estudantes da rede pública em 6 cidades do Agreste pernambucano

0

Implementada pela ONG AVSI Brasil, a ação integrou alunos, professores e gestores municipais em Cumaru, Lagoa dos Gatos, Itaíba, Ouricuri, Bodocó e Araripina para um ambiente escolar saudável

O concurso criativo para os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, voltado para as categorias de pôster educativo, vídeo, post para redes sociais e história em quadrinhos, envolverá as 53 escolas participantes do projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos”.

Ao total, são 8.781 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental beneficiados por oficinas sobre água, higiene e saúde menstrual, que participarão da competição nas categorias de pôster educativo, vídeo, post para redes sociais e história em quadrinhos.

Cada município terá seu momento de culminância e divulgação dos quatro vencedores entre os dias 14 e 21 de junho. A premiação inclui certificados, publicação dos materiais desenvolvidos nos canais oficiais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), além de um computador para o aluno ou grupo vencedor.

O projeto também envolveu gestores e funcionários em capacitações focadas no uso, manutenção e higienização de cisternas e caixas d’água, com orientações e normas de higiene dentro e além do ambiente escolar.

No geral, foram 40 escolas com obras de infraestrutura e 253 gestores e funcionários públicos que tiveram suas capacidades fortalecidas através da instalação de cisternas, mudanças na infraestrutura dos banheiros e sistemas de captação de água de chuvas.

O tema da saúde e dignidade menstrual também se mostrou relevante tanto para alunas quanto para todos os profissionais, gerando um debate relevante nos municípios. Mais de 5 mil meninas receberam kits com absorventes e uma cartilha educativa sobre a temática elaborada pelo UNICEF.

As ações desenvolvidas são uma iniciativa do UNICEF em parceria com a AVSI Brasil e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e, como explicou a gerente estratégica da AVSI Brasil, Ana Bianchi, “promoveram o protagonismo de alunos e alunas para pensar e discutir higiene e dignidade menstrual nas escolas, colocando-os no centro do desenvolvimento.”

Serviço

Projeto Escolas Saudáveis e Sustentáveis executado nas cidades de Cumaru, Lagoa dos Gatos, Itaíba, Ouricuri, Bodocó e Araripina, com evento de culminância e premiação para os alunos vencedores entre os dias 14 a 21 de junho.

14/06

Lagoa dos Gatos, às 13h

Local: Câmara dos Vereadores – R. do Comércio, 81.

17/06

Cumaru, às 14h

Local: Centro de Convivência de Idosos –  R. Projetada, Centro.

18/06

Itaíba, às 14h

Local: Auditório da Escola Eva Maria Moumesso – Nas intermediações da R. Rio Branco.

20/06

Araripina, às 9h

Local: Auditório da Escola Municipal Professora Maria Luzanira Muniz Ramos – R. Ana Ramos Lacerda, Centro.

21/06

Bodocó, às 10h

Local: Centro de Convivência de Idosos – Avenida Castelo Branco, 78, Centro.

21/06

Ouricuri, às 14h

Local: Auditório do SINDSEP, R. Oscar Lins, 244 – Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome