0

Rapidinhas da Política

O que está por trás da Eleição de Petrolina?

Provavelmente hoje, o deputado Gonzaga Patriota declara apoio ao seu colega de bancada Fernando Filho, para a candidatura a prefeito da capital do São Francisco. Esta movimentação no “tabuleiro da política”, por mais que pareça estranha, está devidamente justificada: a eleição em Petrolina não será construída em cima de mitos políticos locais, mas sim relacionada às siglas partidárias, que nacionalmente apresentam-se como as sustentações ao Governo Federal, construindo uma corrida desenfreada pela sucessão do governo de Pernambuco em 2014.
O PSB busca retomar o governo municipal, até porque, foi aquela estrutura que deu a Eduardo a condição de chegar ao segundo turno e vencer a eleição de 2006. Além disto, é o reduto do clã Coelho e do seu expoente, o ministro Fernando Bezerra.
O PT, com o ex-socialista Odacy Amorim, apresenta-se como grande força, já que o ex-prefeito teve um governo com alto índice de aprovação, transita bem entre todos os eleitorados, inclusive no segmento religioso, e lidera as pesquisas realizadas em todos os cenários. Por trás de Odacy, está toda a cúpula do PT estadual e Nacional, já que a sua eleição seria uma conquista importante para a consolidação do Partido no Sertão e no São Francisco, objetivando a eleição majoritária para o Governo do Estado.
O atual prefeito, Júlio Lóssio, que vai para reeleição é “prefeito modelo” do PMDB nacional, apesar de não se sair muito bem em pesquisas. Persistindo a disputa entre os três, Lóssio, com a máquina na mão e a força do PMDB, pode se dar bem.
Tudo indica que a eleição será duríssima e vai mexer muito com a política regional, até porque, o elemento mais importante deste jogo, o eleitor, em Petrolina, gosta de pregar surpresas, que o diga o próprio Gonzaga que, apesar de ter Lula, Eduardo e FBC em seu palanque, perdeu para um desconhecido, o atual prefeito Júlio Lóssio, de forma avassaladora.
História parecida
Em 2004 a eleição em Petrolina tinha o azarão FBC concorrendo à reeleição, além de Osvaldo Coelho e Gonzaga Patriota como candidatos.  Gonzaga venceu na área urbana, Osvaldo na zona rural, mas quem levou o pleito foi Fernando.
Júlio Lóssio reconhece atrasos em obras, mas credita culpa a adversários
Em resposta às criticas de que não concluirá as obras prometidas em seu plano de governo, o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, reconheceu o fato mas depositou a culpa em seus antecessores. “A nossa dificuldade de tempo é porque a oposição deixou uma série de obras inacabadas: o Mercado do Turista, as casas do Vila Vitória, a obra do Centro do Produtor no C-03, o orçamento de R$ 1 milhão pago para saneamento do Dom Avelar, que não foi feito, dentre outros. Quem não conseguiu terminar as obras foram eles. Olhe as obras do Governo Federal: a Transposição e a Transnordestina estão prontas? A oposição precisa entender que não temos projeto de mandato, temos de cidade. E a cidade não para, continua em janeiro de 2013”, destacou.
FETAPE reúne pré-candidatos. Antonio de Nestor participa
Deputado Estadual Manoel Santos (PT) reúne pré-candidatos ligados à FETAPE, neste final de semana, no auditório do SINTEPE, em Recife, para discutir estratégias para o pleito de outubro. O presidente do STR de Cabrobó Antonio de Nestor também participa do evento, o que demonstra o interesse da FETAPE em sua candidatura para prefeito de Cabrobó.
Relação Sólida
A grande surpresa na política cabroboense, do pleito de 2008 para cá, ocorreu quando o Prefeito Eudes Caldas anunciou apoio a pré-candidatura do médico Dr. Auricelio. Aqueles que sonhavam com a possibilidade de chegar à prefeitura com a indicação do líder, teve uma leve decepção. Mesmo insatisfeitos com a decisão de Eudes, apostavam que o rompimento era uma questão de tempo. Os acontecimentos e demonstrações de afinidades contrariaram e ainda contrariam. Parece que esta aliança é cada vez mais sólida.
Transposição vira novela na Globo
Cidades do Vale do São Francisco podem ser palco de uma novela em horário nobre da rede Globo (novela das 9). A trama do consagrado Benedito Rui Barbosa, será provavelmente protagonizada por Eriberto Leão, recebeu o nome provisório de “Velho Chico”, contará a história dos ribeirinhos e da transposição e poderá estrear ainda em 2012 ou 2013 a depender dos interesses da emissora. Provavelmente a trama apresentará um tom politico/social mostrando a realidade de vida dos ribeirinhos, mas direcionando suas baterias principais para a discussão da transposição do rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome