Projeto Maria Preta, realizar é saldar uma velha divida

1


Na década de 90 no Governo do então Presidente Fernando Henrique Cardoso, uma equipe do Planalto passava por essa região e em audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Cabrobó, tratava da transposição das águas do Rio São Francisco, tudo era apresentado de forma cinematograficamente perfeito. A região seria beneficiada com as implantações dos projetos, Arco Iris que contemplava a zona rural dos municipio de Cabrobó e Belém do São Francisco, projetos Terra Nova e Maria Preta em território cabroboense. 
No mesmo Governo ouve a retomada definitiva da Ilha de Assunção por parte dos índios Truká, os agricultores que trabalhavam naquela área esperavam ser recompensados acreditando no aceleramento da implantação do Projeto Maria Preta, não ouve por parte das autoridades nenhuma ação nesse sentido, todos viram as costas e fizeram de conta que de nada sabia. Embora nos arquivos da Codevasf época de Dr. Hildo Diniz (Superintendente), se encontrava os estudos técnicos para a implantação dos projetos Terra Nova e Maria Preta, os valores já gastos na época e projeções de gastos para a execução, bem como, o total da área em hectares que seria irrigada e o numero de familias beneficiadas.
No Governo do Presidente Lula o mesmo não se curvou diante as pressões, tirou do papel o tão sonhado projeto da transposição do velho Chico. Quando concluído beneficiará mais de 12 milhões de familias nordestinas, nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, essa gente tem o direito, merecem e esperam ansiosamente a conclusão das obras. A pergunta fica para as autoridades envolvidas na execução das obras do projeto da transposição, aqueles que merecem e esperam, receberão o que lhe é de direito, quanto a isto, e Cabrobó fica com o que? A Presidenta Dilma que tem viagem agenda para o dia 18 de fevereiro a Pernambuco, bem que poderia incluir Cabrobó no roteiro, seguindo exemplos do seu antecessor e padrinho político Luiz Inácio, tirar do papel um projeto e realizar os sonhos de centenas de familias cabroboenses, que também esperam, merecem e tem o direito de alguns hectares de terras irrigadas.

1 COMENTÁRIO

  1. Didi,sou tecnico da secreatraia de agricultura,e parabenizo voce por esse comentario a respeito dos projetos Terra Nova e Maria Preta,´so que segundo estudos feitos pelo Ministerio da integração,só parte das terras do Maria Preta são aproveitaveis,o que torna o projeto inviavel em execução,e os prefeitos anterior e atual sabem disso,agora quanto ao Terra nova,seria interessante as forças politicas se unirem e trabalharem em torno dele.,

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome