Depois de ter o pedido de registro de candidatura negado inicialmente pela Juiza Eleitoral do Municipio a Dra. Ana Paula Borges Coutinho, decisão confirmada pelo pleno do TRE na tarde da ultima terça feira (28), o candidato da coligação (O povo vai vencer de novo), composta pelos partidos políticos PSB, PTB, PT, PP, PHS e PPS, o socialista Jetro Gomes tem menos de três dias para tomar uma difícil decisão. Se Jetro optar por manter a candidatura sub judice, corre o risco de acontecer o mesmo que aconteceu na eleição passada, vencer e não ser se quer diplomado. Mas o socialista ainda tem a opção mais obvia não recorrer da decisão do TRE em instancia superior, ou seja, ao TSE, retirar o pedido de registro de candidatura e registrar como candidato da coligação outro nome.
Ficando com a segunda opção o socialista ainda tem outro problema, escolher um nome de consenso dentro do grupo que ele lidera. Pelos menos 4 nomes configuram como potenciais substitutos, o atual candidato a vice Humberto Mendes (PTB), os vereadores Anselmo Gomes (PP) e Álvaro (PT) e o quarto nome poderia ser o da preferência de Jetro pelo fato de ser sua sobrinha, Ana Graciliano foi candidata a vereadora no pleito passado e perdeu. O nome de Humberto Mendes (PTB), ganha espaços dentro do grupo e a confiança de Jetro por alguns fatores, primeiro por ter sido o vice do ex prefeito, depois porque já vem acompanhando o socialista desde o pleito de 2008.
As eleições suplementares em Santa Maria da Boa Vista é o que se pode falar uma verdadeira caixinha de surpresa, um candidato que não pode ser candidato e pode desistir a qualquer momento, um candidato sendo o substituto não será votado, mas saindo vencedor poderá se tornar prefeito do municipio.