Abaré Radiadores e Turbinas esclarece dúvidas sobre cuidados e manutenção do filtro DPF

0

O filtro de partículas diesel é responsável por conter as partículas de fuligem geradas pelo motor a combustão. Ao invés de serem depositadas na atmosfera, aumentando o nível de poluição, elas ficam armazenadas no interior do filtro DPF.

O filtro DPF atua como purificador no escapamento do veículo. A fuligem passa pelas aberturas do filtro, onde ficará armazenada. Estando presa dentro do filtro de partículas diesel, a “sujeira” será regenerada. O processo de regeneração pode acontecer de três modos.

Passivo: ocorre quando os gases de escape atingem uma alta temperatura. A queima passiva das partículas acontece quando o veículo percorre longos trajetos em velocidade contínua, ou seja, nas estradas ou rodovias.

Ativo: ocorre quando o filtro DPF atinge o seu limite. O veículo precisa de uma segunda injeção de combustível para forçar os gases de escape a atingirem altas temperaturas. Assim eles poderão ser purificados e expelidos pelo sistema de escapamento. A regeneração ativa é capaz de eliminar até 85% da “sujeira” do filtro DPF pelo escapamento.

Forçado: depende de scanners e um diagnóstico mais complexo do veículo. O filtro de partículas diesel é avaliado por mecânicos devido ao alto grau de entupimento da peça.

O período de regeneração do filtro DPF gira em torno de 10-30 minutos, podendo variar com o clima frio. Também é normal notar um consumo maior de combustível durante o processo de regeneração.

Portanto, esta peça exige uma atenção especial.

Contato: (87) 3866-2515
Site: www.abareradiadoreseturbinas.com.br
Instagram: @abareradiadoreseturbinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome