


Enquanto a indústria automobilística brasileira comemora o crescimento nas vendas dos últimos 10 anos, familias por todo o Brasil choram com perdas de entes queridos vitimas de acidentes de trânsitos. Não são necessários olhos eletrônicos nas estradas para se perceber o crescimento de caminhões, veículos e motos, nas estradas do país. Da mesma forma, os mesmos olhos são inúteis quando se trata de vida humana, pois é perceptível aos olhos físico o aumento de acidentes envolvendo esses meios de transportes.
Nas BRs 116, 316 e 428, que cortam o Sertão do São Francisco e Sertão Central, quase que todos os dias acontecem acidentes sendo que a maioria deles com vitimas fatal. As estradas brasileiras em especial as citadas acima, foram construídas em alguns trechos sem os acostamentos, pontes que possibilitam apenas o cruzamento de dois veículos, sem oferecer alternativa de desvio caso necessário para evitar um acidente. Foi isto o que aconteceu no acidente em que três veículos foram envolvidos na altura do Km 44,5 da BR 428 próximo a cidade de Orocó-PE, no acidente dois jovens que iam assistir aulas de informática perderam a vida.
A legislação que pune o infrator no transito ainda é muito flexível, a fiscalização para inibir a pratica da imprudência no transito é quase que inexistente. Ao rodarmos quilômetros e quilômetros pelas BRs da região, quase que não encontramos fiscalização com isso, os motoristas principalmente aqueles que não têm compromisso com o acerto, no entanto, desafia as Leis e tem prazer em praticar o erro, se sentem a vontade e soltos para fazerem manobras radicais, tentativas de ultrapassagens irresponsáveis e colocar a vida dos outros em perigo.