Artigo de opinião: assim caminham as oposições no Sertão do Araripe

0

Por: Daniel Torres Araripe / ex-vereador de Ipubi

Faltam um pouco mais de 6 meses para as eleições municipais. Já existem algumas movimentações políticas, pré-candidaturas a prefeitos(as) vereadores(as) em todos os municípios da região do Araripe.

IPUBI

Começando pelo meu município de Ipubi onde até o momento prevalece a força política do grupo da situação representada pelo atual prefeito Chico Siqueira que não concorre a reeleição, mas, está buscando se manter no poder apresentando o nome de um dos seus sobrinhos, Wil Siqueira.

Grupo este consolidado politicamente tendo a maioria esmagadora dos vereadores na Câmara Municipal, e várias outras lideranças políticas espalhadas em todo o município e nos distritos de Serra Branca e Serrolândia, aqui quero dizer, páreo duro.

Pesquisa recente mostra o franco favoritismo do nome apontado pelo prefeito para ganhar as eleições. As oposições representadas pelo advogado Wilson Filho e pela vereadora Leontina Delmondes, não encontraram um discurso para se sobreporem à liderança da situação, isso até o momento.

O que acho, as oposições unidas ou não, não vão encontrar um caminho para ameaçar o favoritismo do grupo do prefeito, lhes faltam narrativas, propostas, conteúdo que mostre a população que são uma nova alternativa de poder. São os mesmos com os mesmos discursos, não apresentam nada de novidade. Está na oposição não quer dizer ser oposição, ser inovação, ser mudança.

Existem falhas e desgastes políticos na atual gestão e no grupo político liderado pelo prefeito, e não vejo nenhum pré-candidato apresentar propostas para sanar essas falhas, oferecer alternativa de poder ao povo, que seja possível para corrigir tal falhas, apesar de já ter sido apresentadas várias propostas, alternativas e nenhum deles abraçou, continuando com aqueles velhos discursos repetitivos, as mesmas táticas de campanha que desde antes não empolgou o povo.

Eles não perceberam que para passar credibilidade ao povo tem que apresentar conteúdo, confiança. Nesta próxima eleição o povo ipubiense não irão avaliar o candidato indicado pelo prefeito, porém as gestões e liderança do próprio Chico Siqueira, o seu candidato será apenas um preposto. Os candidatos da oposição não perceberam isso ainda, e ficam viajando que a eleição será fácil porque o candidato do prefeito é fraco politicamente por ser jovem e totalmente desconhecido. Engano, a eleição é contra Chico Siqueira e não seu candidato Wil Siqueira.

TRINDADE

Na mesma situação de Ipubi, só com uma pequena diferença, um grupo político querendo voltar sem a apresentação factível de uma alternativa de poder. Vejo a liderança política da atual prefeita muito frágil e sua gestão sem muita inovação, mesmo assim a oposição não apresenta nada de novo.

ARARIPINA

Mesmo a oposição mostrando união na escolha de um único nome, também independente quem seja o nome escolhido, não apresentam como uma nova alternativa, lhes faltam propostas para se contrapor a liderança política do prefeito Raimundo Pimentel, que mesmo até o momento não sinalizou quem será o seu candidato, mas mesmo assim, sendo quem for o seu candidato vai dar trabalho para a oposição vencê-lo.

OURICURI

O prefeito Ricardo Ramos está até o momento sem alternativas de um nome forte para continuar o legado dos Ramos. Enquanto isso a oposição tem o nome forte de Vitor de Botinha que vem se consolidando desde a eleição passada que concorreu e não ganhou por pouco, como um nome forte.

BODOCÓ

O prefeito Otávio Pedrosa mesmo fazendo uma gestão razoável, aqui prá nós, não é uma gestão de grandes novidades, politicamente perdendo vários outrora aliados políticos. A oposição apresenta novamente o nome do ex-prefeito Tulio Alves. Se a eleição fosse hoje haveria um equilíbrio.

Portanto tanto assim caminha as oposições em vários municípios, é esperar pra ver se muda alguma coisa até as eleições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome