As famílias de produtores rurais da Associação Juriti em Sobradinho, município da Região Norte do Estado da Bahia, fizeram festa para celebrar a chegada de encanação nova e que vai facilitar a vida de todos com melhoramento no sistema de irrigação. São 1.800 metros de canos conseguidos graças à parceria da Associação dos Produtores Rurais de Juriti com a Cooperparaiso (Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso), contando com participação do Governo do Estado da Bahia. Foram investidos quase R$ 180 mil reais, só com a compra dos canos de 200mm.
A ação da Cooperparaiso para facilitação das compras dos canos de 200mm alcançou outras Associações ao entorno da Juriti, com isso os produtores rurais dessas associações vão ganhar tempo, economizar bastante e ainda impulsionar a geração de emprego e renda na região. O ato foi comemorado por todas as famílias de produtores rurais das Associações beneficiadas, inclusive da Associação dos Produtores Rurais de Juriti. No evento para entrega dos equipamentos estiveram presentes o presidente da Cooperparaiso, Josivam e o ex-prefeito de Sobradinho Luiz Vicente, entre outras autoridades e produtores rurais da região.
O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Juriti, Wellington Barros, falou da importância que é a implantação do novo sistema de captação de água para a irrigação local. Wellington Barros agradeceu a todos que tiveram participação direta nessa conquista, ele lembrou momentos difíceis que foram enfrentados por todos em tempos de escassez da água por conta do volume baixo da represa. “Com a mudança no modo de captação da água para a irrigação dos lotes, vamos ganhar tempo, economizar dinheiro e melhorarmos nossa produção, sem falar que ainda contribuiremos no desenvolvimento regional com geração de emprego e renda”.
A conquista da Associação dos Produtores Rurais de Juriti, contou com a participação de um tripé de associados. Washington Barros, um dos fundadores da associação e visto como um das principais lideranças da região, ainda do produtor rural De Souza, também do próprio presidente da Associação Wellington Barros. Washington Barros se lembra do sofrimento nos tempos iniciais. “Quantas vezes tivemos que ir a noite levar o óleo diesel para o motor, passar a noite de vigia pra que ninguém levasse o equipamento de irrigação. Ainda temos muita dificuldade, agora vamos diminuir e melhora a vida de todos”, disse.
A conquista dos canos foi um grande passo, agora é esperar uma ação da prefeitura de Sobradinho em favor da associação. Luiz Vicente, ex-prefeito de Sobradinho, cidadão respeitado e confiado por todos já disse que vai fazer de tudo para que a encanação seja enterrada o mais rápido possível. “Essa é minha forma de ser e de trabalhar, fazer com que a coletividade seja beneficiada. Por essa razão não medirei esforço para que a máquina chegue aqui, abra a terra e os canos sejam colocados no lugar e todos possam melhorar sua produção”, disse o ex-prefeito, Luiz Vicente.
