Aulão em Petrolina usa temática de Game of Thrones para explicar assuntos do Enem

0

Em vez de espadas, lápis e caderno. Estudantes de escolas públicas e particulares de Petrolina (PE) se uniram no último sábado (25) para enfrentar um adversário em comum. Inspirados na série de TV Game of Thrones, cerca de 800 alunos participaram do ‘1º Aulão da Integração do Vale do São Francisco’, cujo objetivo final é vencer o Enem.

O mega intensivo, que juntou o Plenus Colégio e Curso, Colégio da Polícia Militar e outras três instituições de ensino de Petrolina e de Juazeiro (BA), ocorreu no auditório do Coliseu Hall, antigo Manga Rosa, onde dez professores intercalaram temas e questões de Redação, Português, Espanhol, Matemática, Inglês, Ciências Humanas e da Natureza.

A temática GoT serviu de base tanto para os assuntos discutidos quanto para as dinâmicas do evento. Logo na entrada, os estudantes se viam num cenário de velas, pedaços de corpos e vagantes brancos. A escuridão simbolizava a ignorância e a luz, a educação.

Para um dos coordenadores do aulão e professor do Colégio Plenus, Marcos Freire, a aprendizagem se torna mais fácil quando o aluno associa o conteúdo a situações prazerosas. “Escolhemos Game of Thrones porque é uma série amada pela grande maioria desses estudantes e que despertou neles a curiosidade para saber como nós iríamos intertextualizá-la com o Enem”, explica.

Fã irreparável de Daenerys Targaryen, a aluna Geovana de Souza, de 17 anos, foi só elogios com a criatividade do evento. Preparando-se para concorrer por uma vaga de Biomedicina, a estudante diz ter feito várias ligações entre as disciplinas e GoT. “É impressionante como absorvi melhor os assuntos, contextualizando com o arco narrativo da Daenerys, do Rei da Noite e os simbolismos da série”.

Na Guerra do Trono, João Vitor Rodrigues, de 17 anos, também tinha lado. Torcedor de Jon Snow e da Casa Stark, o rapaz gostou da didática do aulão da integração. “Antes, a gente nunca tinha juntado a galera de várias escolas, e, como na série, que todo mundo teve que se unir para enfrentar o Rei da Noite, nós também nos unimos. Estamos todos batalhando não para vencer um ao outro, mas para passar no Enem”, ressaltou.

O 1º Aulão da Integração do Vale do São Francisco teve como tema ‘Todo mundo pode mudar o mundo’ e aconteceu das 8h às 12h30 do sábado. Os participantes eram na maioria do 3º ano do Ensino Médio e contribuíram ainda com doações de alimentos para instituições filantrópicas dos dois municípios.

CLAS Comunicação & Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome