O engenheiro e ex-superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, conhecedor e amante da história de Pernambuco, prestigiou o lançamento do livro “BR-232: Um Caminho de Engenharia e História”, escrito por Maurício Renato Pina Moreira, colega de curso da turma de Engenharia de 1974 da Universidade Federal de Pernambucano (UFPE), e que faz um excelente relato da principal rodovia de Pernambuco.
“Esse trecho central quando em 1936 já se chamava Rodovia Real, que ligaria a Vila do Recife à Freguesia de Cabrobó, quanto a parte técnica, a BR-232 foi a primeira pavimentação rígida do Brasil.” – diz Aurivalter.
Cordeiro ainda fez um breve relato sobre a BR-232:
O Estado de Pernambuco tem registrado no LIVRO DA HISTÓRIA DO BRASIL, momentos marcantes principalmente na liderança de movimentos libertários. Também na área de engenharia, houve destaque, desde à época do governo de Manoel Borba com as primeiras obras de conservação e construção de estradas, cujo interesse se evidencia o doutor Carlos de Lima Cavalcanti, que seja no cargo de Interventor Federal ou Governador do Estado, teve a iniciativa, em 1924 de criar a Associação de Estradas de Rodagem de Pernambuco. E, em 1930, como chefe civil do Estado, incluiu para pavimentação no seu Plano de Governo, a ligação Tejipió- Jaboatão dos Guararapes.
A partir daí se inicia a luta dos pernambucanos pela pavimentação das estradas de rodagens do nosso Estado , quando foi criada a “BATALHA DA PAVIMENTAÇÃO”, na qual todos os esforços seriam feitos para a realização dessa meta, diante da falta de recursos financeiros e, principalmente pela pouca atenção dada pelo governo central na solução do problema rodoviário no nosso Estado.
Foram necessárias medidas fortes inclusive de criação de impostos estaduais, numa corrente de solidariedade entre a sociedade, as Entidades de classes, os poderes legislativo, judiciário e executivo. Visando executarem as obras previstas no PLANO RODOVIÁRIO – set. 1951.
