Bairro Areia Branca celebra 57 anos de desenvolvimento e prosperidade em Petrolina

0

Por: Afonso Lima

No último dia 17 de maio o bairro Areia Branca, na zona leste da cidade de Petrolina celebrou os seus 57 anos de fundação e de desenvolvimento. E para que a data não fosse esquecida e sempre seja comemorada, a vereadora Maria Elena de Alencar, apresentou Projeto de Lei n⁰ 3.489/2021, aprovada na Câmara, que incorpora ao calendário oficial de eventos do municipio de Petrolina, “Aniversario Natalicio do Bairro de Areia Branca”, a ser comemorado anualmente no dia 17 de maio.

A vereadora Maria Elena de Alencar, juntamente com outro vereador que tem base eleitoral no bairro, e também o presidente da associação de moradores, Marcos Rufino iam realizar um evento, para homenagear algumas autoridades e pessoas que colaboraram e contribuiram com o desenvolvimento da comunidade, mas devido coincidir com a abertura oficial do São João dos Bairros, no José e Maria, as comemorações foram adiadas para uma outra data.

Feitas essas observações, vamos falar um pouco de como nasceu o bairro Areia Branca. Em 1967, começa a história do bairro que mais se desenvolve em Petrolina, Areia Branca. Uma comunidade que já nasceu forte desde a sua criação, especialmente quanto à representatividade política. Em 1967, no primeiro ano de gestão do Governador de Pernambuco, o Petrolinense Nilo Coelho, que por meio do programa do governo federal BNH e do governo estadual Cohab – PE, e na administração do então prefeito José Coelho, foi criada a COHAB I, a chamada Areia Branca velha, sendo construídas 440 unidades habitacionais.

Mas Areia Branca queria mais, e no ano de 1978, pelos mesmos programas habitacionais foi criada a COHAB II, sendo construídas mais 500 unidades habitacionais. E não parou por aí, em 1980 foi criada a COHAB III, sendo construídas mais 270 unidades habitacionais. Nesse período, Nilo Coelho já era Senador da República, Osvaldo Coelho deputado federal, e Diniz Cavalcante era o prefeito. Portanto, o município de Petrolina estava bem representado na área política.

Mas falando só do bairro de Areia Branca, após a sua criação sempre foi bem representado no âmbito municipal, elegendo sempre representantes para a câmara de vereadores, desde os anos 70. Em 1977 elegeu Ruy Amorim, para um mandato de 6 anos; em 1989 elegeu Marcos Aurélio; em 1993 elegeu Deilson Freire Mororó e Ronaldo Rosendo; em 1997 elegeu Geralvinho Patriota, Custodio Panta e Deilson Freire; em 2001 elegeu Deilson Freire e Ibamar Fernandes; em 2005 elegeu Deilson Freire e Maria Elena de Alencar; em 2009 elegeu Maria Elena de Alencar e Ibamar Fernandes; em 2013 elegeu Maria Elena de Alencar, Ibamar Fernandes , Pedro Felipe e Ronaldo Silva, que também assumiu o mandato; em 2017 elegeu Maria Elena de Alencar, Ronaldo Silva e Ibamar Fernandes que também assumiu o mandato; e agora em 2021 elegeu Maria Elena de Alencar, Ronaldo Silva e Capitão Alencar.

Como pode se observar, Areia Branca é um bairro que esteve sempre bem representado, com vereadores no Poder Legislativo Municipal, mas com força política tanto ao nível estadual e como federal, que reivindicaram e trouxeram obras, serviços públicos e contribuíram com o desenvolvimento do bairro.

Como demonstrado o bairro de Areia Branca foi fundado no dia 17 de maio de 1967, completando 57 anos sendo uma das comunidades mais desenvolvidas de Petrolina, sendo bem servida na área de educação, cultura, comércio e serviços. Com o passar do tempo houve uma consolidação dos três núcleos habitacionais Cohab I, II e III, passou a ter um único nome, Areia Branca. Mas o bairro se tornou ainda maior, pois o seu comércio forte abastece ainda a mais outros quatro bairros que circundam ao seu redor, Cidade Jardim, Caminho do Sol, Dom Malam, Maria Auxiliadora, e bairros circunvizinhos.

O bairro de Areia Branca possui também renda própria em razão do seu comércio forte, pois, é abastecido da maior Feira Livre de Petrolina, inclusive foi requalificada e reformada passando a Mercado Publico Municipal; 05 Supermercados; 03 escolas estaduais, Moisés Barbosa, Adelina Almeida, Otacílio Nunes(EREM), sendo uma delas que trabalhava com pessoas com deficiência especial, a Escola Adelina Almeida; 03 escolas particulares e uma escola do município, Centro Educacional Maroquinha; 02 Igrejas Católicas, e mais de seis Igrejas Evangélicas; 01 posto de Gasolina, 03 Academias de Ginástica; 01 Quadra Poliesportiva coberta; 02 Clinicas Veterinárias; 02 Clínicas Popular; 01 Unidade Básica de Saúde,; 01 Agencia dos Correios; 01 Centro Regional de Educação Física, conhecido como Centro da Juventude; 01 Centro de Cultura da Paz – COMPAZ, que estasendo construido; 01 Clube Esportivo para Shows e prática de esportes, conhecido como Clube do América; 01 Agencia do Detran – Pe(8° Ciretran); 08 Praças; 04 PetShop; 05 Farmácias; 01 Centro Gastrnomico e Cultural – Bodódromo; 02 Praças de Alimentação, e muitos bares e restaurantes.

O maior centro gastronômico de carne de bode, o Bodódromo possuía dez Restaurantes de carne de bode, hoje está diversificado no local tem Pizzaria, Sorveteria, Hamburgueria. A Areia Branca também possui a Associação de Moradores, que foi fundada em 1981 com sede própria, que fica localizada no espaço do Bodódromo, na avenida São Francisco. Tem também, duas sedes de motoclubes(motociclistas).

Gostaria de acrescentar um dado sobre a história de Areia Branca, no censo do IBGE em 2010 Petrolina tinha uma população de 293.962 mil habitantes, e o bairro de Areia Branca tinha 8.978 mil habitantes.Para concluir, gostaria de dizer que eu havia conversado com os políticos que moram, bem representam o bairro, outros políticos que ajudaram no desenvolvimento da comunidade, alguns moradores antigos, pessoas que já foram presidentes da associação de moradores, já pretendíamos fazer uma solenidade para comemorar o aniversário, e homenagear essas pessoas, porém como ja explicado não foi possivel, mas em uma data bem proxima faremos essa comemoração.

A vereadora Maria Elena de Alencar disseram que, na proxima sessão da camara de vereadores, irão fazer uma “Moção de Aplausos”, homenageando o bairro de Areia Branca.

PARABÉNS AREIA BRANCA PELOS SEUS 57 ANOS DE DESENVOLVIMENTO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome