Os brasileiros que estavam esperando ajuda das autoridades para deixar a Faixa de Gaza finalmente conseguiram atravessar a fronteira e já estão no Egito, informou neste domingo (12/11) o governo brasileiro.
Segundo nota do ministério das Relações Exteriores do Brasil nas redes sociais, divulgada às 5h42 da manhã deste domingo, o grupo de 32 brasileiros já se encontra no Egito, onde foi recebido por uma equipe da embaixada brasileira no Cairo, responsável pela etapa final da repatriação.
Ainda de acordo com o Itamaraty, duas pessoas desistiram de ir para o Egito e ficaram em Gaza. O governo brasileiro divulgou vídeos e fotos do grupo de brasileiros que deixou Gaza.
A saída dos brasileiros era esperada para sábado, mas a fronteira fechou por problemas diplomáticos entre Egito e Israel, segundo uma fonte ouvida pela BBC News Brasil.
Na sexta-feira, o governo havia divulgado planos para a repatriação dos brasileiros. A previsão anterior era de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberia os repatriados na Base Aérea de Brasília no domingo.
Também na sexta-feira, o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, detalhou o planejamento para a acolhida do grupo de brasileiros.
Segundo Botelho, assim que chegarem, os repatriados serão atendidos por equipes multidisciplinares abrangendo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, profissionais da Polícia Federal (para ajudar com a regularização de documentos) e de agências da ONU, com intérpretes.
A inclusão do Brasil na lista dos países autorizados a repatriar seus cidadãos foi confirmada pelo Itamaraty na quinta-feira (9).
O grupo de brasileiros e seus familiares dessa primeira lista estava dividido entre duas cidades palestinas antes de se deslocar para as proximidades da fronteira: 18 estavam na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito; e 16 em Khan Yunis, perto da mesma fronteira.
Após deixar Gaza, o plano é que eles sigam até o Cairo, capital do Egito, para embarcar em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) rumo ao Brasil, com escalas em Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha; e Recife.
