Burocracia atrasa envio de ambulâncias para cidades do interior de Pernambuco

0

A burocracia tem atrasado a entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em cidades do interior de Pernambuco. Quarenta e dois veículos novos estão parados em um galpão na capital Recife no centro de logística da Secretaria Estadual de Saúde. As viaturas foram entregues ao Governo do Estado em dezembro passado, mas até hoje não chegaram a cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Apesar de estarem protegidas de sol e chuva, as ambulâncias estão empoeiradas. Cem delas foram adquiridas, ano passado, ao custo de R$ 14,2 milhões, divididos entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e prefeituras que aguardam pelas viaturas. De acordo com a secretária-executiva de Saúde, Tereza Campos, a liberação das ambulâncias para o interior do Estado começou no mês passado.

As primeiras foram enviadas para Caruaru e outras cidades do Agreste. No entanto, o processo não pode ser agilizado porque depende da realização de processos obrigatórios. “Nós planejamos ampliar a cobertura do Samu a 100% do Estado. Para isso, se faz toda uma organização anterior que prevê adquirir as ambulâncias, receber, vistoriar se tem equipamento, problemas elétricos ou mecânicos, antes de habilitar os veículos”, argumentou Tereza Campos.

Fonte: Blog Vinicius de Santana

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome