Cabrobó realizou sua IX Conferência Municipal de Assistência Social

0

Nesta segunda-feira, 12 de agosto de 2019, a cidade de Cabrobó realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social, convocada pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS convocada por meio da Resolução Nº 04/2019 de 04 de julho de 2019, patrocinada pela Prefeitura Municipal e organizada pela Secretaria de Assistência Social.

As Conferências Municipais da Assistência Social constituem-se em instâncias que têm por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

A Conferência Municipal da Assistência Social de Cabrobó teve por objetivo:

–        Analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

–        Eleger Delegados(as) para Conferência Regional de Assistência Social de Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco, na cidade de Santa Maria da Boa Vista.

A IX Conferência Municipal tem como tema: “ASSISTÊNCIA SOCIAL: DIREITO DO POVO, COM FINANCIAMENTO PÚBLICO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL“, e está organizada em 3 Eixos:

–        EIXO 1:  A Assistência Social como Direito do Povo;

–        EIXO 2: Financiamento Público;

–        EIXO 3:  Participação Social.

O público presente contou com a participação dos Conselheiros do CMAS, usuários do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Trabalhadores do SUAS e técnicos da Assistência Social. A participação da Sociedade Civil no evento, foi de extrema relevância para o avanço no debate em defesa do SUAS.

O Secretário de Assistência Social, Paulo Gonçalves do Nascimento, apresentou os avanços do SUAS no município, e apesar de toda dificuldade com redução dos repassasses e desmonte do SUAS. “Assistência Social é um direito dos cidadãos e cidadãs, para ser efetivado com respeito e dignidade, saindo da categoria de favor ou benesse. O momento atual é triste”, disse Paulo Gonçalves, conclamando a todos para continuar a luta.

O secretário destacou que Conferência, era o momento de conferir o que já havia sido feito e o que pode ser melhorado, sendo de extrema importância nesse processo a participação do usuário. “Somente o usuário sabe o que é melhor para si”, disse, abordando também as deliberações da 8ª Conferência Assistência Social de 2017.

Na sua fala, Paulo Gonçalves disse que “foram inaugurados um CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e um núcleo do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos no Bairro da Temperatura, deliberações para o município da última conferência”, enfatizando o compromisso da gestão com os usuários do SUAS no município.

Comunicação – SAS/Cabrobó-PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome