Projeto social atende a 250 crianças da comunidade do Coque, no Recife (PE)
A CAIXA renovou o patrocínio cultural para a Orquestra Criança Cidadã (OCC), projeto criado em 2006, com sede em Recife (PE), que visa ao resgate social de crianças carentes por meio do ensino musical. Na ocasião, a Orquestra anuncia novo calendário de concertos em celebração ao 15º ano de parceria com a CAIXA.
Desde 2009, a CAIXA é a principal patrocinadora da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, núcleo mais antigo da OCC sediado nas instalações do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro. O patrocínio inclui as atividades da Escola de Formação de Luthier e Archetier (EFLA), onde os integrantes aprendem técnicas de construção, reparo e manutenção de instrumentos de cordas e seus arcos, profissionalizando jovens para o mercado de trabalho especializado.
A gerente nacional de eventos e gestão cultural da CAIXA, Marina Guimarães Barros de Lima, visitou nessa terça-feira (20) a sede do projeto no bairro do Cabanga, em Recife (PE) e ressaltou a importância desse patrocínio. “A parceria entre a CAIXA e a Orquestra Criança Cidadã possibilita a transformação da vida de jovens e crianças carentes por meio do acesso à música, uma linguagem que encanta, emociona e proporciona alegria aonde chega. A renovação do patrocínio da CAIXA demonstra, ainda mais, o papel da instituição como banco social que busca a melhoria da vida das pessoas”, salientou.
Calendário de Eventos:
Na agenda de apresentações da OCC, em julho, ocorre o concerto-aula com a Orquestra Jovem Criança Cidadã, no Teatro da CAIXA Cultural Recife, sob o comando do maestro José Renato Accioly. Em agosto, a Orquestra realiza concerto especial no aniversário da CAIXA Cultural.
Em novembro, a Escola de Formação de Luthier e Archetier da OCC volta com a terceira edição da exposição A arte da luteria e da arqueteria, na Galeria 2 do espaço cultural. E em dezembro, a Orquestra Jovem Criança Cidadã e o Coro da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca, sob regência do maestro José Renato Accioly, apresentam a Cantata de Natal da OCC, para celebrar as festividades de fim de ano.
As apresentações na CAIXA Cultural Recife são sempre com entrada franca.
Orquestra Criança Cidadã:
A Orquestra Criança Cidadã oferece aulas teóricas e práticas de instrumentos musicais, canto, coral e percepção musical para crianças e jovens da comunidade do Coque, região com o menor índice de desenvolvimento humano do Recife.
O projeto também conta com atendimento médico, psicológico e odontológico, apoio pedagógico, aulas de inclusão digital aplicadas à música, fornecimento de refeições e fardamento de gala e de uso diário.
Além da sede em Recife, o projeto possui outras duas unidades, nos municípios pernambucanos de Ipojuca e Igarassu. Outras informações sobre a OCC estão disponíveis no link Orquestra Criança Cidadã.
Orquestra Internacional:
A Orquestra Criança Cidadã também tem destaque internacional. Após seu primeiro espetáculo em Jerusalém, em maio, a instituição já se prepara para dois concertos na Europa, em novembro, marcando o retorno ao Vaticano, onde os músicos se apresentarão nos Concertos Especiais pela Paz, ao lado de músicos brasileiros, italianos, ucranianos e russos.
Em seus 17 anos de existência, a Orquestra Criança Cidadã foi condecorada com 30 prêmios, incluindo o Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, com avaliação de âmbito nacional. Em 2015, a Orquestra tornou-se a primeira escola de música das Américas e a segunda do mundo a fazer parte do Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Assessoria de Imprensa da CAIXA
