Câmara de Vereadores de Petrolina discutirá Projeto de Lei de incentivo à doação de leite materno

0

O Banco de Leite Materno (BIAMA) do Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está com estoque abaixo do necessário. Para atender à demanda, a unidade precisa receber, mensalmente, doação de 60 litros de leite. No entanto, vem recebendo, em média, 40 litros.

Preocupado com essa situação, o Vereador Rodrigo Araújo (Republicanos) está elaborando um Projeto de Lei que concederá incentivos às mães que fizerem a doação de leite materno, como o recebimento de cestas básicas e atendimento preferencial nas Unidades Básicas de Saúde.

O Vereador disse que não dá para entender como o Hospital Dom Malan, que faz em torno de 600 partos por mês, não conta com a maioria das mães para doarem o excesso de leite materno. É inconcebível que o BIAMA tenha apenas 6 mães doadoras. Por isso, o Vereador Rodrigo sustenta a importância de um incentivo para que as mães sejam motivadas a fazer a doação.

A Coordenadora do Biama, Flávia Guimarães, disse que no mês de março, principalmente, o estoque baixa um pouco, às vezes associado às férias de início de ano. E que, atualmente, apenas 6 doadoras guerreiras sustentam o banco de leite, número insuficiente para a grande demanda. Flávia fez um apelo para que outras mães se sensibilizem, porque o leite humano pasteurizado distribuído representa vida aos bebês prematuros internados no HDM.

Ela ressalta: “Aqui [HDM] é uma maternidade que recebe mães de alto risco e têm os bebês prematuros que ficam internados na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru“, enfatizando a existência de 50 leitos para bebês, em média.

O Vereador Rodrigo Araújo ressalta que, no município de Petrolina, existem 4 Leis sobre o aleitamento materno, inclusive duas de sua autoria, como o Maio Branco, mas nenhuma trata de incentivos. Por isso, há a necessidade de se criar uma Lei neste sentido, com ampla publicidade para que a população tome conhecimento.

Ele lembrou que quando a então primeira-dama Lara Secchi teve o seu filho e estava amamentando, ela fez parte do BIAMA como doadora, colaborando também com uma campanha de sucesso, devidamente reconhecida. No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o BIAMA do Hospital Dom Malan homenageou às mães doadoras e receptoras, e Lara Secchi foi uma delas. Na oportunidade, ela era Coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, e ressaltou que era com muita honra que recebia a ‘Medalha do Amor’, e que estava muito feliz em “contribuir com preciosas gotas de vida.

O Vereador Rodrigo faz um apelo para as mulheres interessadas em fazer doações de leite ao BIAMA, destacando o telefone da instituição: (87) 3202-7002. Também há a possibilidade de ir até o BIAMA com o cartão de gestante, que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h. Por último, após fazer o cadastro, a doadora receberá um kit com toucas, potes de vidros e máscaras, além de orientações para realizar a coleta e armazenamento de leite. O Vereador enfatiza uma informação relevante: as mães que forem doar o leite materno não precisam se preocupar, pois o BIAMA vai às residências para fazer a coleta.

Ascom – vereador Rodrigo Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome