O atual prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, já foi deputado estadual em três legislaturas. Eleito pela primeira vez em 2002 pelo PSL com 26.553 votos, dobrou a votação em 2006 sendo reeleito para o segundo mandato agora pelo PSDB com 45.285 votos. Já na tentativa do terceiro mandato em 2010, Pimentel perdeu votos renovando o mandato pelo PSB com 42.503.
Em 2014 o então deputado estadual Raimundo Pimentel, abre mão da tentativa de reeleição. Pimentel preferiu não apoiar o candidato a governador de seu partido, o PSB, lançou o nome da esposa com apoio de Armando Monteiro e ela foi eleita pelo PSL com 42.101 votos. Votação semelhante a do marido na eleição anterior, para muitos fruto da liderança de Raimundo no Sertão.
Em 2016 Raimundo foi eleito prefeito de Araripina, alcançando 43,08% do total de votos válidos. Já em 2018 a votação de Socorro caiu para 34.675 votos e o prefeito Pimentel não conseguiu reeleger a esposa para o segundo mandato de deputada estadual, com a derrota da esposa analistas políticos avaliaram que Pimentel estava perdendo espaço para garantir sua reeleição.
O prefeito do maior município do Sertão do Araripe, se antecipou aos fatos e foi buscar apoio popular para garantir sua reeleição em 2020. Pimentel traz para compor chapa o vereador Evilasio Mateus, considerado por muitos como a maior liderança popular de Araripina. Com Evilasio na vice, Pimentel foi reeleito com 54,60% do total de votos válidos apurados.
Chega a eleição de 2022 e Socorro Pimentel retorna a Alepe com votação de 35.515 votos, com apoio da dupla Pimentel e Evilasio mais da metade da votação de Socorro saiu de Araripina. Para a reeleição em 2020 Pimentel escolheu Evilasio por ser amigo de longas caminhadas, por essa razão ninguém tem dúvidas de que Evilasio será o candidato a prefeito com apoio de Pimentel.
Pimentel quer sair fortalecido da prefeitura de Araripina para chegar em 2026 com reais possibilidades de ser eleito deputado federal, ainda de garantir a reeleição de Socorro. Mesmo com visíveis desentendimentos entre prefeito e vice por conta de apoio para deputado federal nas eleições de 2022, aliados de Pimentel trabalham com a certeza de que Evilasio será o candidato do grupo.