As oito iniciativas, que apresentam soluções enfrentar e prevenir os transtornos causados pelas fortes chuvas no Estado, foram apresentadas a representantes de nove órgãos estaduais.
Oito iniciativas aprovadas no edital de Apoio a Projetos de Prevenção, Preparação e Mitigação de Desastres decorrentes de Precipitações Intensas, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), foram apresentadas a representantes estaduais de nove órgãos que atuam em atividades finalistas ou de apoio em casos de incidentes climáticos. As propostas trazem soluções de inovação social e de inovação em governo para prevenir novos transtornos.
O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), foi coordenado pelo Diretor de Inovação do órgão, Hugo Medeiros, e contou com a presença de representantes da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), e as secretarias de Administração; de Defesa Social; de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; de Comunicação; de Recursos Hídricos e Saneamento; e de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas.
“Esse edital foi feito usando a metodologia da Usina Pernambucana de Inovação e toda a técnica da Diretoria de Inovação da Facepe, que procederam análises da literatura, conversas com a academia e levantamento de necessidades e demandas com os órgãos de Governo para construir uma chamada que atraísse propostas aderentes às necessidades do Governo e da Sociedade“, explicou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.
No encontro, cada coordenador de projeto apresentou as diretrizes e objetivos das suas iniciativas, tirou dúvidas sobre a incorporação das soluções e atualizou o governo sobre o andamento da execução dos projetos.
Edital – Os projetos de pesquisa aplicada aprovados no edital de Apoio a Projetos de Prevenção, Preparação e Mitigação de Desastres decorrentes de Precipitações Intensas serão desenvolvidos por instituições de ensino superior (IES) e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) junto a empresas e demais entidades do terceiro setor atuantes em iniciativas nos temas propostos em Pernambuco. “A Usina Pernambucana de Inovação, hub de inovação oficial do Governo do Estado que faz parte da estrutura da Secti, em apoio à Facepe, vai prestar orientação técnica aos órgão de Governo e fazer um monitoramento com relação aos resultados e produtos que são produzidos, além de ser um parceiro na articulação com órgãos e agentes estaduais”, destacou Hugo Medeiros.