Com investimento de R$ 50 milhões, Pacto pela Vida do Recife atenderá 13 bairros

0


O plano de segurança pública do Recife terá R$ 50 milhões em investimentos até dezembro deste ano distribuídos entre os 13 bairros atendidos. O Pacto pela Vida do Recife foi lançado na manhã desta quarta-feira (17) pelo prefeito Geraldo Júlio, no auditório do Banco Central, Santo Amaro, Centro da cidade. O governador do Estado, Eduardo Campos, também esteve presente na cerimônia.

Os bairros priorizados estão espalhados pelas zonas norte, sul e centro do Recife. São eles: Água Fria, Campo Grande, Ibura, Cohab, Torrões, Joana Bezerra, São José, Jardim São Paulo, Várzea, Areias, Dois Unidos, Nova Descoberta e Afogados.

O plano foi elaborado com a participação de 575 pessoas, sendo uma parte através de consulta popular feita pela prefeitura nos bairros no dia 6 de abril e outra parte através de sugestões enviadas pela internet. A meta é reduzir em 12% ao ano o índice de violência da Capital. Até 2016, fim do mandato de Geraldo Julio, a PCR quer que o Recife atinja a média nacional de homicídios. Atualmente, a capital pernambucana está acima da média.

Os custos incluem investimentos em monitoramento – com previsão de criação de um centro integrado de comando e controle do município -, instalação de câmera, construção de novos Centros Comunitários da Paz (Compaz) e aumento do efetivo da guarda municipal. Serão instaladas 400 câmeras de videomonitoramento, além de melhoria da iluminação pública e recuperação de áreas de lazer.

Com modelo importado do governo do Estado, o Pacto está dividido em quatro eixos: controle urbano, prevenção, recuperação da situação de risco e participação popular. Cada parte ganhá uma Câmara de Monitoramento, que acompanhará as ações da prefeitura. Os representantes das Câmaras se reunirão uma vez por semana para analisar os resultados. A cada mês, o prefeito coordenará um balanço geral do Pacto.

COMPAZ – O primeiro Centro Comunitário da Paz (Compaz) já teve a ordem de serviço assinada pelo prefeito e será localizado no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. A cidade ganhará mais quatro. Geraldo Julio adiantou na cerimônia de lançamento do programa que um dos Compaz será construído no Alto de Santa Terezinha, na Zona Norte.

O secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, afirmou que outro terreno foi encontrado em Santo Amaro, na área central do Recife. A prefeitura está analisando outros locais para construir um Compaz na Zona Sul da Cidade, que pode ser no Jordão ou no Ibura. O quinto Compaz ainda não tem local definido para instalação.

Fonte: NE 10

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome