Confronto de gigantes na disputa pela prefeitura do maior município do Sertão de Pernambuco

0

O município de Petrolina localizado na região do São Francisco em Pernambuco tem o maior colégio eleitoral do Sertão e o terceiro do Estado, com eleitores suficientes para forçar um segundo turno se um dos candidatos não alcançar a soma de 50% mais 1 do total de votos válidos apurados. Por essa razão a oposição acredita que haverá segundo turno, já os governistas se dizem tranquilos quanto a confiança da vitória no primeiro turno.

Nas últimas seis eleições apenas três candidatos foram eleitos com margem de votos acima dos 50%, Fernando Bezerra Coelho em 2000 alcançou votação na ordem dos 62,38%; Júlio Lóssio chegou ao percentual de 59,54% do total de votos válidos em 2008; já Miguel Coelho foi reeleito em 2020 com expressiva votação de 76,19% do total de votos válidos naquele pleito eleitoral.

É importante destacar ainda que no mesmo período das últimas seis eleições para prefeito de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho foi reeleito em 2004 com votação de apenas 38,38% dos votos; Júlio Lóssio foi reeleito em 2012 com 45,26% do total de votos válidos apurados. Nas duas eleições, tanto em 2004 para Fernando, quanto em 2012 para Júlio, ambos enfrentaram mais de um adversário com potencial de votos.

Observando os números das eleições municipais de Petrolina desde o ano de 2000, podemos chegar à conclusão que o cenário atual aponta para uma das mais acirradas disputas de toda história do município sertanejo. Levando em consideração que na disputa tem um prefeito bem avaliado tentando a reeleição, dois ex-prefeitos com credibilidade perante a opinião pública e ainda possivelmente uma mulher querendo fazer a diferença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome