O câncer de mama, no Brasil, é a maior causa de mortes por câncer na população feminina, em especial na faixa etária de 40 a 69 anos.
Essa informação justifica todos os esforços voltados ao atendimento das mulheres, como a campanha de conscientização Outubro Rosa.
De uma maneira geral, as mulheres estão mais conscientes e os exames de prevenção se tornaram um hábito no calendário de cada uma.
A realização do exame de mamografia anualmente pode detectar a doença no estágio inicial e aumentar consideravelmente as chances de cura das mulheres, por isso é tão importante que o exame seja feito com a periodicidade correta.
As informações de grandes programas de incentivo ao rastreamento como o Outubro Rosa, encorajam as pacientes para a realização do exame clínico com seu médico e posteriormente a realização de exames complementares.
É importante que todos tenham consciência de que os exames anuais não impedem a ocorrência do câncer.
O papel dos exames é aumentar a sobrevida das pacientes, pois identificam a doença no início, podendo tornar o tratamento mais conservador, já que começará na fase inicial.
A sociedade tem papel fundamental nessa campanha para prestar solidariedade, apoio e encorajamento às mulheres para se cuidarem mais.
É extremamente importante que todos se conscientizem da importância da prevenção.
Quanto mais pessoas envolvidas nos programas de incentivo ao diagnóstico precoce, mais força essa causa nobre ganhará.
