Consumo de cocaína no Brasil dobrou em seis anos, diz ONU

0

O consumo de cocaína dobrou no Brasil no prazo de seis anos, enquanto em outras partes do mundo o uso dessa substância está caindo, afirma o Relatório Mundial sobre Drogas 2013 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), divulgado nesta quarta-feira.

Segundo a agência da ONU, o consumo de cocaína no Brasil aumentou “substancialmente” e atingiu 1,75% da população com idade entre 15 e 64 anos em 2011 – ante 0,7% da população em 2005.

Os dois principais mercados para a cocaína, a América do Norte e a Europa, registraram uma diminuição no consumo da droga entre 2010 e 2011, diz o relatório. A redução é de 0,1 ponto percentual nessas regiões.

Na América do Sul o uso de cocaína, que atinge 1,3% da população, também diminuiu ou se manteve estável em muitos países, afirma a UNODC.

Mas no Brasil “houve um aumento substancial que é óbvio o suficiente para refletir-se na taxa de prevalência regional em 2011”, afirma a ONU.

“Esse crescimento no Brasil pode ser atribuído em parte ao aumento da preferência pelo uso da cocaína especialmente por jovens de centros urbanos, como também à maior disponibilidade da droga ligada ao aumento do tráfico via os países do Cone Sul”, disse à assessoria de imprensa da UNODC à BBC Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome