Foi realizada nesta segunda-feira (17/04) a 13ª Sessão Ordinária do ano de 2023, da Câmara de Vereadores de Cabrobó, que foi presidida pelo vice-presidente João Pero Novaes, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais, conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 11 dos 13 vereadores.
Na pauta da sessão estava o Perecer Prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), referente a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Cabrobó, exercício 2015, que na época era administrada pelo ex-prefeito Auricélio Torres. O ex-gestor esteve na Câmara de Vereadores para apresentar sua defesa aos parlamentares.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa emitiu parecer contrário ao entendimento do TCE-PE. Ao serem votados em plenário, o parecer da Comissão foi aprovado e o do TCE-PE reprovado, dessa maneira, as contas de governo do ex-prefeito Auricélio Torres foram aprovadas por unanimidade.
“Meu sentimento é de agradecimento, com essa demonstração de civilidade política, pois todos sabem das dificuldades que um gestor e figura pública enfrenta, mas vida que segue e vamos em frente. Em 2015 todos sabem a crise que os pequenos municípios enfretavam, e eu não iria demitir cerca de 500 funcionários, seriam 500 famílias sem um sustento, tanto é que reduzimos nosso próprio salário, do vice-prefeito e secretários, como também reduzimos horas extra e gratificações, para não precisar demitir esse povo.” – disse bastante emocionado o ex-prefeito Auricélio Torres.
Os vereadores que fizeram uso da tribuna, destacaram que os técnicos do Tribunal de Contas não conhecem na prática a situação dos pequenos municípios, que é quase impossível ficar dentro do limite estabelecido para folha de pagamento. E que justamente por isso não podiam reprovar as contas do ex-gestor.
