As manifestações dos Indios em todo o país contra a PEC 215 e o PL 227, já provocam paralisação de tráfegos em diferentes pontos e BRs do Brasil. Em Pernambuco pelo menos três pontos estão ocupados por Tribos Indígenas, há manifestação nas proximidades de Cruzeiro do Nordeste com os Índios das Tribos Chukurú, Kapinawhá e Kambiwhá. No Trevo do Ibó as manifestações param o transito nas BRs 116, 316 e 428, com Indios das Tribos Atikum e Truká da Tapera municipio de Orocó e Ilha de Assunção municipio de Cabrobó.
Segundo fomos informados pelas lideranças indígenas Issor Truká e Nenem Truká, há uma orientação das lideranças que estão Brasilia para o manifesto permanecer até pelo menos as 13:00 horas. Até o momento nenhum incidente foi registrado, a manifestação no Trevo do Ibó está sendo acompanhada por policiais militar da 2ª CIPM e PRF, que apenas se mantem no local para garantir a ordem, em especial para evitarem que algum motorista queira furar o bloqueio.
Issor Truká ainda nos informou que logo após o encerramento da manifestação no Trevo do Ibó, as lideranças das Tribos estarão se reunindo na sede da escola indígena Cap. Dena na Ilha de Assunção, o objetivo da reunião de lideranças é para construírem um documento relatando a manifestação, bem como, especificando algumas reivindicações para serem encaminhadas as autoridades em Brasilia.
Em todo o tempo os índios dançam o toré e mantém a alegria sempre existente na comunidade Truká, por outro lado, o líder Issor Truká mantém conversações com os lideres do movimento, fazendo saber para todos que o movimento é absolutamente pacifico, o que cabe a cada um manter a ordem e o respeito, sem fugir do propósito principal que é assegurar o direito de conquista do povo indígena em todo o Brasil.


