Foi realizada nesta terça-feira (10/10) a 11ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 5 dos 9 vereadores.
Os vereadores que fizeram uso da tribuna, apresentaram indicações para que serviços emergenciais sejam realizados no município, como também cobranças à administração municipal sobre problemas envolvendo o abastecimento de água em diversas localidades da zona rural, e um temor quanto à Segurança Pública, com a notícia da redução do horário de expediente da Delegacia de Polícia Civil.
O vereador Ighor Crateú, Presidente da Câmara, ao fazer uso da palavra destacou que: “Gostaria de abordar um tema de extrema relevância para nossa comunidade. O sistema de abastecimento do Projeto Zé Preá clama por melhorias e obras de ampliação. É evidente que se faz necessário investimentos para assegurar o acesso à água, tanto para consumo humano quanto para a irrigação, garantindo o sustento de nossos agricultores e o bem-estar de todos. Neste momento, quero enaltecer os agricultores que se manifestaram de forma legítima no Trevo do Ibó, buscando a atenção para essa questão.
Quanto ao abastecimento de carro-pipa e da distribuição das novas cisternas, temos informações de um cadastro já existente para os beneficiários. No entanto, até o momento, não vimos a devida distribuição para a população da zona rural. É importante que essa situação seja solucionada com celeridade, garantindo que cada família tenha acesso à água de forma digna e regular, e ainda urgência no retorno do carro-pipa.
Por fim, manifesto minha preocupação quanto à redução do horário de funcionamento da Delegacia de Polícia Civil. A segurança de nossos cidadãos é um direito e merece atenção constante. Por isso cobro da governadora e sugiro uma audiência com o Secretário de Defesa Social, para que essa situação seja desfeita.”
Tiago Vasconcelos fez agradecimentos a destinação de emenda parlamentar do Senador Humberto Costa, que chegou em duas partes, uma no valor de R$ 350 mil reais e mais uma de R$ 150 mil reais para custeio.
Valkiria Amando comentou sobre a situação do abastecimento d’água na zona rural por meio de carro-pipa. “A prefeitura não divulga o cronograma de abastecimento por meio da secretaria de agricultura, e as comunidades que serão beneficiadas, para que haja planejamento das famílias. Recebemos informações de que um carro-pipa já retornou que é o do ex-prefeito Dedi, e dizer que a prefeitura não tá fazendo nenhum favor, é uma obrigação.”
Maria Eduarda falou sobre a redução de horário e pessoal da Delegacia de Orocó, que só funcionará durante a semana e no período diurno. Comentou ainda sobre a falta de sinalização numa lagoa de estabilização, pedindo que a Secretaria de Obras possa resolver o problema.