Curso de medicina da UFPE em Caruaru aposta no protagonismo do aluno

0

ufpe caruaru

Uma metodologia diferente no ensino das ciências médicas deve ser um dos atrativos para o novo curso de medicina,  que será oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru, no Agreste. As vagas são oferecidas pela primeira vez este ano, no vestibular da UFPE. Serão 60 vagas para livre concorrência e 20 destinadas ao sistema de cotas, totalizando 80. A ampliação do número de vagas será bem-vinda, já que medicina costuma ser o curso mais concorrido da UFPE. Esta é a primeira vez que medicina será oferecida pela UFPE em câmpus fora do Recife.

Com seis anos de duração e organização em módulos anuais, o curso busca integrar as práticas profissionais e ter  métodos focados na competência do aluno. “O conteúdo programático é semelhante aos outros currículos de medicina. No entanto, a forma de passar esse conhecimento é que é distinta”, destaca o vice-reitor Silvio Romero Marques. “Apostamos no protagonismo do estudante no processo de construção do conhecimento”, ressalta o coordenador Rodrigo Cariri. Vale lembrar que o método difere do que é aplicado no câmpus do Recife, onde serão oferecidas 140 vagas.

A formação será realizada em sistema de grupos tutoriais compostos por até oito estudantes e os respectivos tutores. As equipes seguirão uma dinâmica própria de estudos, com objetivos estabelecidos a partir de problemáticas pertencentes aos contextos clínico e social, baseados na interdisciplinaridade.

A proposta do curso dá ao aluno a vivência de situações reais desde o início da graduação, por meio de experiências com a comunidade e com pacientes do Programa de Saúde da Família (PSF) e serviços hospitalares do SUS em Caruaru e regiões do entorno.

Atualmente, 15 professores compõem o corpo docente do curso. De acordo com Rodrigo Cariri, outros 25 professores serão selecionados por meio de concurso público. A previsão de lançamento de edital é  até dezembro.

Para o vice-reitor, o curso representa a descentralização do ensino de medicina da UFPE em nosso Estado. “Permite que os médicos formados pela faculdade de medicina em Caruaru tenham uma inserção forte no interior, projetando-se para as regiões mais carentes”, afirma Silvio Romero Marques. O professor Rodrigo Cariri também lembra que a graduação se mostra como estratégia duradoura para diminuição do déficit de médicos no País.

VESTIBULAR – As inscrições para o vestibular da UFPE serão realizadas no período de 18 deste mês a 3 de novembro, no site da Covest. As provas da 2ª etapa serão aplicadas nos dias 8 e 9 de dezembro. A UFPE ofertará 6.607 vagas no vestibular, distribuídas em 97 cursos no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA).

Com informações da assessoria de imprensa da UFPE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome