O Senador Humberto Costa é o principal líder do PT em Pernambuco, além de gozar de solida amizade pessoal com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tudo isso poderá lhe render a indicação das forças de esquerda em Pernambuco para disputar o Governo do Estado em 2026, tirando do PSB a prerrogativa de encabeçar a chapa majoritária como vem fazendo desde a reeleição de Eduardo Campos em 2010.
Desde que assumiu o terceiro mandato de Presidente da República em 1º de janeiro deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva tem ouvido aliados para acomodar a base de apoio no Congresso Nacional. Lula abriu espaço para três pernambucanos na Esplanada dos Ministérios com Luciana Santos (PCdoB), André de Paula (PSD) e José Mucio Monteiro, sem partido. No segundo escalação Lula nomeou, Tadeu Alencar (PSB) e Paulo Câmara.
Todas as indicações de nomes influentes para ocupar cargos politicamente estratégicos, passam pela observância do Senador que já disputou o Governo em duas oportunidades. Sem sucesso em nenhuma das duas oportunidades em 2002 e 2006 e tendo o PSB como principal obstáculo, Humberto viu a vitória certa escapar de suas mãos em 2006 quando Eduardo Campos se colocou como a segunda opção de Lula e terminou sendo a primeira.
Humberto Costa está no segundo mandato de Senador e contando sempre com ajuda do PSB para ser eleito, quer chegar em 2026 com as bênçãos de Lula e apoio de um amplo leque de partidos para disputar o Governo. Para tanto vem fazendo tudo certinho, inclusive não disputando indicação de cargos no atual Governo. Foi fundamental na escolha de Paulo Câmara para a presidência do BNB, agora na indicação de Danilo Cabral para a Sudene.
Toda movimentação de Humberto Costa na indicação e aceitação de nomes para cargos de segundo e terceiro escalão do Governo Federal tem um proposito, garantir apoio de partidos aliados do Governo de Lula em torno de seu projeto politico para disputar o Governo de Pernambuco em 2026 contra Raquel Lyra (PSDB). Lembrando que, assim como o pai foi o pesadelo de Humberto em 2006, o filho poderá ser em 2026.
