A Polícia Federal divulgou nesta quinta-feira (31) o número de armas arrecadadas durante a campanha do desarmamento em Pernambuco. Mais de três mil armas foram entregues à polícia de maio de 2011 até o início deste ano.
De acordo com a Polícia Federal, foram entregues 3.312 armas e 10.200 munições entre 23 de maio de 2011 e janeiro deste ano. A nova campanha de desarmamento aumentou o valor das indenizações, variando de R$ 150 a R$ 450, dependendo do calibre e do tipo da arma.

As pessoas que quiserem entregar uma arma devem acessar o site www.entreguesuaarma.gov.br ou www.pf.gov.br e preencher a guia de trânsito que tem validade de um dia. A arma deve ser guardada de forma discreta e sem munição para não caracterizar o pronto uso. Dessa forma, se uma pessoa que está levando a arma for parada numa blitz policial estará acobertada com a guia de trânsito e a forma correta de transporte para não haver apreensão ou prisão.
No sistema Desarma, do Ministério da Justiça, quem conclui o procedimento de entrega da arma é indenizado por meio de um cadastro de uma senha numérica que será confeccionada pelo próprio requerente, sem ajuda de terceiros. Com a senha, a pessoa pode receber o valor da indenização em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil.
Fonte: G1