Dia Mundial da Obesidade: Exercício Físico é um grande aliado no combate à doença

0

O Dia Mundial da Obesidade, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) busca promover ações e soluções concretas para auxiliar as pessoas a atingirem e manterem um peso saudável, garantir tratamentos adequados e reverter a crise da obesidade.

De acordo com um estudo publicado pela revista “The Lancet” oito em cada dez pessoas, em todo o mundo, estão enfrentando o desafio da obesidade. O resultado do estudo é alarmante, sobretudo, quando se trata de crianças e adolescentes: o índice de obesidade dessa parte da população aumentou quatro vezes nos últimos 30 anos.

O exercício físico é um grande aliado na luta contra a obesidade, pois além de contribuir para perder peso, regulam a função metabólica, fortalecem a musculatura (diminuindo a possibilidade de problemas articulares relacionados ao sobrepeso, como dores, tendinites, etc), contribuem para o controle de doenças crônicas (pressão arterial, diabetes, por exemplo) e ainda melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, diminuindo assim o risco de complicações. Além de tudo, a atividade física é uma forma de dar início a mudança de hábitos de vida do indivíduo.

O Profissional de Educação Física, Lúcio Beltrão considera que é preciso ter uma dedicação e uma disciplina muito grande para tratar a obesidade.

É fundamental ter uma dedicação e disciplina muito grande, pois a obesidade é uma condição de difícil tratamento e o sucesso depende bastante da mudança de hábitos e comportamentos. É necessário associar o exercício e a reeducação alimentar ao tratamento psicológico, por exemplo, que ajuda bastante, bem como organizar a rotina, atividades e estratégias para que o paciente consiga chegar no objetivo e manter,” explica.

Lúcio Beltrão ainda destaca que ao apresentar os primeiros sintomas, é fundamental buscar ajuda de profissionais que auxilie em uma melhor qualidade de vida.

Ao perceber os primeiros sinais, procure ajuda e busque a orientação de um profissional. O Profissional de Educação física e o nutricionista são essenciais nesse processo. No caso do Profissional de Educação Física, ele pode desenvolver um plano personalizado que vai auxiliar na perda de peso. Este plano vai considerar as necessidades individuais”, explica.

A mudança de estilo de vida, guiada por profissionais, favorece a perda de peso de maneira saudável e a manutenção do peso a longo prazo, contribui para a redução dos riscos associados à obesidade e melhora significativamente a qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome