Diversidade e inclusão: impulsionando o crescimento das empresas

0

Entenda como políticas de diversidade e inclusão podem beneficiar as médias empresas e promover um ambiente de trabalho mais inovador e justo

A diversidade e a inclusão tornaram-se assuntos cada vez mais recorrentes em todas as esferas da sociedade. Dentro das empresas, não poderia ser diferente, já que a “meritocracia”, muitas vezes imposta nas companhias, nem sempre abrem espaço para a aplicação dessas políticas.

Isso gera o descontentamento dos colaboradores em relação à empresa. Segundo dados organizados pela LCA Consultores, com base no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), somente em 2023 foram feitas 7,3 milhões de demissões voluntárias em todo o território nacional. Isso representa um aumento de 34% em relação ao total de desligamentos registrados no mesmo período.

Como a diversidade e a inclusão ajudam as médias empresas?

Incorporar pautas de diversidade em um plano de carreira mais eficiente permite uma retenção maior de talentos. Além disso, ao adotar essas práticas, é possível obter uma gestão mais inovadora, com pensamentos e soluções que podem até mesmo proporcionar uma vantagem competitiva perante a concorrência.

Isso é essencial para as pequenas e médias empresas, que representam 99% das empresas em atividade no Brasil, segundo o SEBRAE, e também são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 62% dos empregos de carteira assinada em todo o território nacional.

Portanto, criar um ambiente inclusivo e diversificado permite que os colaboradores se sintam mais confortáveis no ambiente de trabalho e até mesmo motivados a trazer novas ideias. No entanto, nada disso adianta se não houver um sistema de promoções que acompanhe esse movimento de inclusão.

Meritocracia e inovação podem andar juntas?

É possível ter um programa eficiente de promoção focado na diversidade e inclusão voltado para pequenas e médias empresas? Sim, mas isso não significa que seja fácil de ser implementado. Muitas pessoas pertencentes às minorias não tiveram as mesmas oportunidades que as outras, e isso deve ser levado em consideração.

Como esse tipo de negócio não possui a estrutura das grandes companhias, é necessário avaliar previamente os processos internos e desenvolver políticas que garantam oportunidades justas de crescimento para todos. Porém, é essencial compreender os objetivos da empresa para ser possível alcançá-los de forma gradual e eficaz.

Neste caso, a melhor opção é contar com um profissional formado em uma faculdade de processos gerenciais, que saberá como implementar todos os procedimentos para melhorar a inclusão da diversidade nos processos internos. Além disso, toda a gestão pode se beneficiar ao ser confiada a alguém que realmente compreenda os procedimentos necessários.

Portanto, para implementar uma política de promoção que fomente a diversidade em sua empresa, é necessário tomar muito cuidado para conseguir dar oportunidades iguais para todos. Mas dar esse tipo de passo se torna ainda mais essencial para quem busca novas formas de ver o mercado, e até mesmo despontar da concorrência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome