Com data definida para a próxima terça-feira (23) os deputados estaduais de Pernambuco escolhem o nome de quem vai suceder a conselheira Teresa Duere no TCE, ela antecipou sua aposentadora em dois meses e obriga a Alepe a fazer a escolha o mais rápido possível. Duere se aposentaria em julho ao completar 75 anos de idade.
Até esse momento quatro nomes integram a lista dos postulantes a vaga deixada por Duere, recentemente entrou na briga o deputado Joaquim Lira e já é visto como candidato oficial de Raquel Lyra. Enquanto isso Rodrigo Novaes intensifica a campanha, ele já conta com um número significativo de deputados que defendem seu nome para o TCE-PE.
Kaio Maniçoba recebeu o aval do seu partido o PP para correr atrás de votos, já o deputado federal Guilherme Uchoa Junior parece não enfrentar dificuldade. Conversando com alguns deputados eles me falaram reservadamente que há expectativa sobre possível desistência de candidatos, principalmente agora depois que Raquel entrou na briga e manifestou simpatia pelo nome de Joaquim Lira.
Rodrigo Novaes continua sendo o candidato oficial de lideranças, a exemplo do presidente da Alepe, Álvaro Porto, e do prefeito do Recife João Campos. Outro fator que soma em favor de Novaes é a falta de articulação do Palácio, essa ausência de diálogo de Raquel com os deputados já lhe rendeu algumas derrotas no parlamento e nessa disputa da vaga do TCE poderá impor mais uma.
