Moradores do Bairro Vila Nova, em Cabrobó, estão enfrentando um problema de saúde pública que persiste há dois anos. Um vídeo enviado por uma moradora mostra a situação crítica de um esgoto a céu aberto, localizado ao lado da Creche e próximo ao Cemitério Novo, que tem sido motivo de reclamações constantes por parte da vizinhança.
No vídeo, a moradora expõe a gravidade da situação, destacando que o esgoto a céu aberto causa transtornos diários aos residentes, especialmente às crianças que frequentam a creche. “Estamos convivendo com esse esgoto há anos. Já fizemos diversas reclamações, mas nada foi feito para resolver o problema. É um descaso com a nossa comunidade, as casas da gente estão com infiltrações e corremos o risco de ter sérios prejuízos“, desabafa a moradora Neide Mara.
O esgoto a céu aberto não apenas compromete a qualidade de vida dos moradores, mas também representa um risco significativo à saúde pública. A exposição constante a resíduos e a proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças são preocupações constantes para os residentes da Vila Nova.
OUTRO LADO
Em contato com a Secretaria de Infraestrutura, foi repassado ao Blog do Didi Galvão que: “Temos ciência dessa grave situação, ações paliativas já foram executadas mas o problema não foi resolvido. Um estudo técnico e projeto de engenharia já foi feito para resolver em definitivo esse problema, já temos o material para iniciar a ação, o que nos resta é a autorização do proprietário de um terreno, para que um canal de meio metro seja construído ao lado do Novo Cemitério.”