Esta eleição será melhor, sim!

0

A campanha começou e, com ela, entram em cena pelo menos quatro instrumentos que farão a diferença – para melhor – na hora de você votar
Com o início da campanha eleitoral, o momento é de otimismo. Você, caro leitor/internauta, deve estar surpreso e se perguntando: como isso é possível, em um país onde a política e os políticos são tão desacreditados? O POVO reponde a essa pertinente questão com outra pergunta: você lembra como eram as eleições há até pouco tempo?
Em disputas passadas, qualquer um poderia ser candidato. Malfeitores. Criminosos. Corruptos. Prefeitos com mandatos cassados e contas desaprovadas. Isso era apenas um dos aspectos. A população não tinha acesso a informação. Quando muito, os dados eram dispersos, filtrados e muito contaminados pelos interesses dos governantes de plantão.
Os órgãos de fiscalização, como os tribunais de contas, por sua vez, também não estavam à altura. Sem instrumentos e, algumas vezes, sem vontade e sem cobrança da sociedade, ficavam aquém. Isso até explica, no conjunto, por que o cidadão, incrédulo, afastou-se da política e, por achar que todo político é igual, passou a encarar as eleições como um ritual sujo, distante e que não lhe dizia respeito.
Olhe à sua volta. Você vai perceber que o Brasil vive um novo momento em seu processo político-eleitoral.
A Lei da Ficha Limpa veio para ficar; a Lei de Acesso à Informação e os Portais da Transparência colocaram a relação do cidadão com a coisa pública noutro patamar; as Cortes de Contas também vivem um novo momento.
São estes e outros pontos que O POVO detalha nas próximas páginas para mostrar que, com a sua participação, essa poderá ser a melhor das eleições, sim.
ENTENDA A NOTÍCIA
Com o amadurecimento institucional do País, é possível que as eleições de 2012 sejam positivas em relação às anteriores. Os instrumentos para que isso aconteça estão postos. Caberá ao eleitor o que fazer com tais ferramentas.
Os ferramentas da pequena revolução
Ficha Limpa
Será um marco nas eleições deste ano. Centenas de candidatos no Estado do Ceará – e milhares no Brasil – ficarão de fora do pleito. 
Transparência
Nunca a sociedade brasileira exerceu tanta pressão sobre o poder público e teve tanto acesso a informação de como os governos funcionam.
Fiscalização
Os tribunais de conta, em todos os níveis (Municípios, Estado e União) estão, cada vez mais, fortalecidos e bem instrumentalizados.
Participação
O cidadão está mais participativo. Por meios analógicos ou digitais, acompanha a vida e a conduta dos homens públicos. 
 
O Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome