Ex-deputado José Pires natural de Tabira no Sertão de Pernambuco, morre aos 98 anos

0
José Pires, com os netos, ao completar 90 anos

Faleceu neste domingo (12) aos 98 anos, José Pires, primeiro Deputado Estadual da história de Tabira, Sertão de Pernambuco

Nascido em 20 de novembro de 1921, filho do ex-prefeito Pedro Pires Ferreira e de Albertina Xavier de Moura, José Pires se elegeu Deputado Estadual em 1950.

Ele também pertenceu aos quadros do juvenil do Náutico entre 1940 a 1943. Foi ainda combatente do exército durante a segunda guerra mundial. Aposentou-se como Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda Estadual.

José Pires casou-se com Lucrécia Torres Pires. Dessa união nasceram Guilherme Pires e Henrique Pires.

Na foto o então candidato a Deputado Estadual, José Pires, discursando durante campanha de 1950, na sede do PSD, em Tabira, acompanhado de Agamenon Magalhães, então candidato a governador de Pernambuco.

Membro da base de apoio ao governo do professor Agamenon Magalhães, conquistou para o município a base da rodovia que liga Tabira a Afogados da Ingazeira e a Escola Professora Carlota Breckenfeld.

É com profunda tristeza que tomamos conhecimento do falecimento de nosso conterrâneo José Pires, aos 98 anos. Esse tabirense fez história, como o primeiro deputado eleito de nossa cidade e como ex-combatente da II Guerra Mundial. Integrou o antigo PSD, compondo a base governista na gestão de Agamenon Magalhães (1950 e 1954). Para nós tabirenses, é um grande orgulho tê-lo como figura de nossa história. Aos familiares e amigos, nossos sentimentos de pesar e que Deus lhes dê força para superar a dor da ausência, transformando-a numa flor de saudade.” – relatou um Tabirense morador do Recife.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome