Feliz 2020! Vamos viajar no tempo…

0

Por: Sivaldo Torres

O ano de 2020 chegou, convido você a embarcar no túnel do tempo rumo a fatos que marcaram o Brasil e o mundo nas últimas duas décadas. Os fatos não estão em ordem cronológica dos acontecimentos. As informações foram obtidas em wikipedia.org e organizados por ano. Vamos juntos!

2000 – O Papa João Paulo II surpreende o mundo e pede perdão pelos erros da Igreja Católica, inclusive Inquisição e Cruzadas. Em Porto Seguro/BA acontece festejos pelos 500 anos do Brasil. O republicano George W. Bush vence o democrata Al Gore e é eleito presidente dos Estados Unidos. E no Brasil acontece eleições para prefeitos e vereadores. Quem foi eleito prefeito de sua cidade naquele ano?

2001 – O mundo ocidental adentra ao terceiro milênio da era cristã. O Brasil propõe e a Comissão de Direitos Humanos da ONU aprova resolução para acesso aos medicamentos pelas populações mais humildes, ação que permitiu a posterior quebra de patentes dos medicamentos indicados para AIDS. No Brasil é aprovado o Novo Código Civil brasileiro e é criada a cédula de dois reais. O mundo assiste perplexo a derrubada das torres gêmeas, Word Trade Center, símbolo da hegemonia econômica americana naquele que foi o maior e mais arquitetado ataque terrorista da história.

2002 – O Euro passa a ser a moeda oficial de 12 países da União Europeia. O jornalista Tim Lopes é assassinado. A seleção brasileira conquista o pentacampeonato. É dado adeus para Chico Xavier e Claudinho da dupla com Bochecha. Lula é eleito presidente do Brasil. É celebrado o centenário de Carlos Drummond de Andrade, brasileiro reconhecido internacionalmente como poeta.

2003 – Morre aos 98 anos Roberto Marinho, fundador da Rede Globo. A Rede Recorde celebra 50 anos. Uma coligação liderada pelos Estados Unidos inicia guerra no Iraque contra Saddan Hussein, o qual foi capturado por tropas americanas em dezembro do mesmo ano. A ovelha Dolly, primeiro clone de um mamífero adulto é sacrificada, nascida em 1996, tinha 6 anos.

2004 – É criado o site de compartilhamento de vídeos digitais YouTube. Tsunamis provocados por um terremoto no Oceano Índico deixa um lastro de destruição e um número estimado de mortos em 400.000 pessoas. O mundo se despede de personalidades como Ronald Reagan, 40º presidente americano; Celso Furtado, economista brasileiro; Leonel Brizola, ex-Governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro; e Ray Charles, músico americano.

2005 – Israel e Palestina fazem acordo para um cessar-fogo. Morre o papa João Paulo II e o mundo conhece o papa Bento XVI. A Rede Globo celebra 40 anos. O Brasil acompanha perplexo o assalto de R$ 165 milhões ao Banco Central do Brasil em Fortaleza.

2006 – A Bolívia elege Evo Morales presidente, no mesmo ano ele expropria a Petrobras. O Brasil reelege Luiz Inácio Lula da Silva presidente. O astronauta Marcos Pontes torna-se o primeiro brasileiro a subir ao espaço. O Dalai Lama visita o Brasil. É sancionada a Lei Maria da Penha, um marco na luta das mulheres vítimas de violência. Saddan Hussein é sentenciado a morte.

2007 – A França abole a pena de morte. O mundo acompanha atônito o massacre de Virgínia Tech nos Estados Unidos. No Brasil a Varig é vendida para a Gol Transportes Aéreos. A China inaugura seu primeiro trem-bala. Cristina Kirchner toma posse como a 56ª presidente da Argentina.

2008 – Fidel Castro renuncia à presidência de Cuba e o comando das forças armadas. Tem início a crise financeira mundial. O assassinato da Menina Eloá choca o Brasil. Google, gigante das tecnologias no mesmo mês lança o navegador Google Chrome e o sistema operacional Android.

2009 – Barack Hussein Obama toma posse como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. O mundo se despede de grandes personalidades: Clodovil Hernandes, vítima de AVC; Michael Jackson; Lombardi, tradicional locutor do programa Silvio Santos. A Organização Mundial de Saúde – OMS declara uma pandemia de gripe suína no planeta. No Brasil passa a vigorar o novo acordo ortográfico com carência para transição.

2010 – No primeiro dia do ano o Brasil acompanha com tristeza a tragédia das chuvas em Angra dos Reis. Os Estados Unidos retira suas tropas do Iraque. Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil. Novas regras são postas para a venda de antibióticos. Uma voz profética: a Igreja Assembléia de Deus celebra 100 anos no Brasil.

2011 – Ano marcado por eventos climáticos marcados por diversos terremotos ao redor do mundo. Apagão no Brasil e nos Estados Unidos. Foi também o ano da Revolta Árabe. Osama Bin Laden, fundador da Al-Qaeda, responsável pelo ataque as torres gêmeas em 2001 é morto por militares americanos. O mundo se despede de Steve Jobs, fundador da Apple. E a realeza em festa com o casamento do Príncipe Willian e Kate Middleton.

2012 – Um acidente náutico marca o início de ano, o cruzeiro Costa Concordia naufraga no mar mediterrâneo. Vladimir Putin é eleito presidente da Russia pela terceira vez com 64% dos votos, também são reeleitos Hugo Chávez para o quarto mandato presidencial na Venezuela e Barack Obama para o segundo mandato nos Estados Unidos. Alegria nas artes, surge Psy como um fenômeno musical atingindo 1 bilhão de acessos no YouTube com a música Gangnam Style. Tristeza nas artes: o mundo perde Hebe Camargo aos 83 anos, e, Tiago Klimeck, ator que interpretava Judas na encenação Paixão de Cristo em Itararé-SP se enforca acidentalmente e morre.

2013 – O que era para ser uma noite de alegria terminou em tragédia, a boate Kiss tem um incêndio e 242 pessoas morrem na tragédia. Bento XVI renuncia ao papado e o argentino Jorge Mario Bergoglio torna-se o papa Francisco, pela primeira vez na história o Vaticano abriga dois papas vivos. O mundo político tem suas perdas, morre Hugo Chávez e Nelson Mandela. O mundo político tem suas crises: Edward Snowden ex-agente da CIA denuncia esquemas de espionagem do governo americano. Tristeza na música, morre Reginaldo Rossi o “Rei do Brega”.

2014 – Tecnologia: a gigante Facebook compra o WhatsApp; a Google encerra o Orkut, e, Senado brasileiro aprova o Marco Civil da Internet. Novos santos católicos: os papas João XXIII e João Paulo II são canonizados. Tristeza nas artes: morre os atores José Wilker e Roberto Bolaños (o Chaves) e os escritores Rubem Alves e Ariano Suassuna. Política: Vladimir Putin decreta a Crimeia como Estado soberano; grupo islâmico sequestra mais de 200 meninas na Nigéria; Dilma Rousseff é reeleita presidente do Brasil; Polícia Federal dá início a operação Lava Jato. O Brasil perde a Copa do Mundo em uma derrota histórica de 7 X 1 para a Alemanha.

2015 – Mundo das artes: a Rede Globo celebra 50 anos; e, o Brasil se despede de Jorge Loredo o “Zé Bonitinho”. Na política um encontro histórico, Barack Obama e Raúl Castro se encontram no Panamá; no Brasil a Câmara dos Deputados acolhe o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Desastre, em Mariana-MG acontece o rompimento da barragem Bento Rodrigues. Corrupção, operação do FBI prende o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

2016 – O Acordo Ortográfico entra em vigor no Brasil depois de longo período de transição desde 2009. Na política Dilma Rousseff sofre impeachment e o vice Michel Temer assume a presidência da república; ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Sérgio Cabral são presos pela Polícia Federal; Barack Obama faz visita histórica a Cuba e Donald Trump é eleito o 45º presidente dos Estados Unidos. Morre Fidel Castro aos 90 anos e o escritor Ferreira Gullar aos 86. Madre Teresa é canonizada. E, um surto de microcefalia obriga a OMS declarar emergência internacional.

2017 – O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva é condenado a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do Triplex do Guarujá. Morre aos 66 anos a ex-primeira dama Marisa Letícia vítima de AVC. TRE-RJ determina a cassação dos mandatos de Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro, e seu vice, Francisco Dornelles. O estado do Espírito Santo enfrenta sua maior crise de segurança. Emmanuel Macron é eleito presidente da França, e, Donald Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel e anuncia mudança de embaixada. As igrejas protestantes e evangélicas celebram os 500 anos da Reforma Protestante. O Brasil aprova uma ampla Reforma Trabalhista.

2018 – O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva se entrega à Polícia Federal e é levado para Curitiba onde fica preso. Trump e Kim Jong-un fazem histórica reunião de cúpula na ilha Sentosa em Singapura. O candidato a presidente Jair Bolsonaro sofre atentado a faca em Juiz de Fora-MG. Tsunami na Indonésia deixa cerca de 400 mortos e milhares de feridos. Greve dos caminhoneiros para o Brasil. Mais um casamento real, o príncipe Harry casa com Meghan Markle, atriz americana. Jair Messias Bolsonaro é eleito presidente do Brasil.

2019 – Um ano difícil. Desastres naturais, fogo na Amazônia, tensões políticas e lastimáveis perdas a exemplo de Ricardo Boechat, Paulo Henrique Amorim, João Gilberto e Gugu Liberato, dentre outras.

Como serão as próximas duas décadas?

Para saber mais acesse o site www.sivaldotorres.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome