Governadora Raquel Lyra toma posse em cerimônia na Alepe; primeiro discurso destaca a urgência em combater as desigualdades sociais

0

Fonte: Alepe

Primeira mulher a governar Pernambuco, Raquel Lyra, foi empossada no mais alto cargo do Poder Executivo Estadual em cerimônia realizada na tarde deste domingo, no Plenário da Assembleia Legislativa. Priscila Krause, eleita vice-governadora, também tomou posse durante a solenidade.

A reunião foi iniciada com a composição da mesa dos trabalhos, da qual fizeram parte o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, do PSB, os ex-governadores de Pernambuco, Gustavo Krause e João Lyra, pais de Priscila e Raquel respectivamente, e o deputado federal eleito e ex-governador Mendonça Filho, além dos presidentes do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadores Luiz Carlos Figueirêdo e André Guimarães.

Todo o espaço do Plenário e das galerias foi ocupado pelos convidados, entre deputados da atual legislatura e estreantes no parlamento, autoridades estaduais, personalidades do mundo político, familiares e imprensa.

A nova governadora foi conduzida ao local dos trabalhos pelos  líderes do Governo e da Oposição na Casa, Isaltino Nascimento, do PSB, e Antonio Coelho, do União Brasil, respectivamente. Em seguida, após a execução do Hino Nacional, Eriberto Medeiros acolheu as declarações públicas de bens de Raquel e Priscila, e iniciou discurso destacando que as ex-deputadas desempenharam mandatos memoráveis na Alepe, além de terem formado a primeira chapa 100% feminina eleita para governar um estado brasileiro.

Eriberto declarou a confiança do Legislativo na parceria institucional com o Governo: “Nós não temos dúvidas de que este Poder Legislativo continuará promovendo sua política de aproximação, por um lado, com o povo pernambucano, e, por outro, com os demais Poderes, instituições, órgãos e entidades da sociedade. Afinal, essa aproximação institucional e republicana, sobretudo com o Poder Executivo, é fundamental para tirarmos do papel os grandes projetos, ações, equipamentos e políticas públicas capazes de mudar a vida das pessoas para melhor.”

Após o discurso do presidente da Alepe, Raquel e Priscila prestaram o compromisso constitucional. Elas prometeram respeitar as leis, promover o bem coletivo e exercer os cargos inspiradas nas tradições de lealdade, bravura e patriotismo do povo pernambucano, como prevê o artigo 236 da Constituição do Estado.

A cerimônia da tarde deste domingo teve como ponto alto o primeiro discurso de Raquel Lyra como governadora. Ela destacou a urgência de combater as desigualdades sociais e de devolver a Pernambuco o protagonismo regional. A gestora ainda afirmou que governar não é um privilégio, mas uma responsabilidade, e que a ocasião da posse simboliza a união das forças políticas do Estado. Ela também enfatizou a necessidade de “fazer diferença na vida de quem mais precisa”:

“Enquanto nós estamos aqui reunidos nessa linda cerimônia,  cumprindo os ritos democráticos, do lado de fora desses salões, milhões de mães e pais não sabem se vão ter o que servir aos filhos na próxima refeição. É com essas famílias que mais me importo, e é pra quem mais vamos trabalhar.”

Em outro momento do discurso, Raquel analisou a trajetória do estado nos últimos 16 anos, indo do “entusiasmo ao mais profundo desalento”. E apontou um dos principais desafios da gestão: “A desigualdade está em todos os cantos do nosso estado. Falta educação de qualidade, saúde,  falta oportunidade. A violência e a criminalidade fazem novas vítimas nas esquinas das nossas casas, todos os dias. Mulheres e jovens negros da periferia são as maiores vítimas. É inaceitável. É isso que precisamos mudar”.

A proposta da reforma administrativa também foi citada no discurso. Raquelanunciou que a intenção é reorganizar a máquina do estado para que ela seja mais eficiente, e para que o Governo chegue mais rápido na vida das pessoas.

Após a cerimônia na Alepe, governadora e vice seguiram para a cerimônia de transmissão do cargo no Palácio do Campo das Princesas, sede do Poder Executivo estadual. E, nesta segunda, será realizada a posse do novo secretariado estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome