Governo de Pernambuco viabiliza linha de crédito para guias turísticos  

2

Secretaria de Turismo e Lazer e Agência de Empreendedorismo apresentam financiamento especial para profissionais devidamente inscritos no Cadastur

Recife, 24 de abril de 2020 – Como forma de apoiar os prestadores de serviço que atuam como guias de turismo no Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da  Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), lança uma linha de crédito especial voltada a esses profissionais. As solicitações para o novo crédito poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira. O montante a ser disponibilizado é de R$ 2,8 milhões.

O objetivo é oferecer alívio a esta parcela de trabalhadores que, assim como o restante do trade turístico, teve as atividades totalmente paralisadas em decorrência da pandemia. “Temos uma preocupação grande com toda a cadeia do turismo, que teve as atividades paralisadas. E nos preocupamos também com esses profissionais liberais do segmento, os guias, que são os que têm o primeiro contato com os visitantes. Conseguimos viabilizar esta nova linha de microcrédito, por meio da AGE, que é um passo importante, e seguimos trabalhando para evoluir ainda mais no apoio”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

A expectativa é que novos anúncios sejam feitos em breve. “Participei de uma conferência com a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, que também está atenta a esta questão, e esperamos que muito em breve seja anunciado um novo crédito por meio do BNDES”, completa o gestor.

O empréstimo via AGE tem limite de R$ 4 mil e será oferecido exclusivamente para aqueles guias de turismo que estão com as informações regularizadas no cadastro nacional do Ministério do Turismo, o Cadastur. Pernambuco conta atualmente com 721 profissionais cadastrados.

A carência é de até 3 meses, com taxa de juros de 1.49% ao mês para quem quitar as parcelas em dia. O prazo para pagamento é de até 12 meses”, detalha o diretor Financeiro e de Planejamento e Controle da AGE, Eduardo Queiroz.

Para dar entrada no financiamento, além do cadastro regularizado no Cadastur, também é necessário enviar um e-mail para negocios@age.pe.gov.br. Em seguida, será preciso preencher o formulário que será enviado pela agência, a ser devolvido também por e-mail, com os documentos exigidos (confira a lista abaixo). Depois da conferência do cadastro e dos documentos obrigatórios, a previsão é de que o empréstimo seja liberado em até cinco dias úteis.

Ainda com o objetivo de dar suporte ao trade turístico, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur disponibilizam o Balcão de Informações do Turismo, ferramenta que esclarece o público sobre outras opções de financiamentos à disposição dos empresários do setor e ainda dúvidas trabalhistas. No site da Setur (www.setur.pe.gov.br), é possível acessar material detalhado sobre os temas. Estão disponíveis ainda, dois números, que permitem o atendimento via WhatsApp: 81 99362-8875 (crédito) e  81 99361-2486 (legislação trabalhista).

Documentos necessários para solicitação do crédito

Pessoa física:

  1. Cadastro regularizado no CADASTUR – MTUR
  2. Cédula de Identidade (RG) e CPF,
  3. Comprovante de residência e do empreendimento,
  4. Dados bancários e extrato da movimentação financeira dos últimos 90 (noventa) dias,
  5. Comprovante da última declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF),
  6. Formulário de cadastro.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha o secretário piscineiro aí! Belo exemplo de “otoridade” fazer barraco no prédio pra usar piscina interditada em plena pandemia, estamos super bem representados! SQN.

  2. Enquanto isso ele fica aguardando as próximas eleições para o Povo IGNORANTE do Sertão Pernambucano votar nele novamente . O Povo tem os políticos que merece e escolhem. Se liga

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome