Guardião da Cultura: Coral Aboios de Serrita recebe prêmio do Governo de Pernambuco

0

Nesta semana, o Coral Aboios de Serrita, ícone do sertão nordestino, conquistou o “Prêmio Salvaguarda das Culturas populares” através da Secretaria de Cultura de Pernambuco, fruto da Lei Paulo Gustavo. A homenagem é um reconhecimento do Governo de Pernambuco pelo brilhante trabalho de preservação e transmissão dos saberes populares e tradicionais do sertão pernambucano.

O reconhecimento coincide com os 25 anos de carreira, onde a trajetória e a obra estão vinculadas à cultura do vaqueiro. Considerado a maior expressão artística da Missa do Vaqueiro de Serrita, o grupo canta as “Rezas de Sol” de Janduhy Finizola, base da liturgia da celebração.

O coral foi fundado pelo Quinteto Violado em 1999. Formado por nove integrantes, todos vaqueiros e compositores, o coral utiliza a sanfona, a zabumba, o triângulo e o violão nos arranjos e durante as apresentações públicas.

Em 2024, está na “Turnê de 25 anos” com um show repleto de aboio e forró autêntico, cantando os clássicos de Gonzagão e as composições autorais, devendo percorrer diversas cidades do Nordeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome