Humberto pede mudança no modelo de privatização de Bolsonaro para aeroporto do Recife

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O leilão em bloco do aeroporto do Recife e de outras cidades do Nordeste, planejado pela gestão Bolsonaro para a próxima sexta-feira (15), foi duramente questionado pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), nesta segunda (11).  Em uma semana decisiva para Pernambuco, a ideia da equipe do governo é leiloar três blocos de aeroportos: o do Nordeste, o do Centro-Oeste e do Sudeste.

De acordo com o senador, até o Ministério Público Federal (MPF) já constatou que haverá prejuízo ao terminal aeroportuário da capital pernambucana e que não existe nada no processo do governo federal que garanta o sucesso do formato.

Ele lembrou, inclusive, que o MPF orientou o Tribunal Regional Federal da 5ª Região a aceitar a ação e suspender o processo até que existam estudos conclusivos sobre a concessão, com garantia para todos os participantes.

O aeroporto do Recife é o líder em movimento de passageiros no Nordeste e sairá no prejuízo com o formato da licitação em bloco estabelecido pelo governo. Pernambuco não quer ser melhor do que nenhum outro estado. Nós insistimos que a privatização deve ser realizada, mas de forma individual, como foi feita até o momento“, afirmou.

Humberto garante que a mudança do modelo em que os aeroportos eram privatizados de forma individual para o formato de blocos foi tomada sem nenhuma base consistente e sem estudos aprofundados sobre a viabilidade da alteração.

Para o parlamentar, foi uma decisão política para garantir a privatização de aeroportos que apresentem lucros muito baixos ou mesmo são deficitários e prejudicar os que apresentam bons resultados. Assim, optaram por agrupar os terminais.

A perda de competitividade do aeroporto do Recife por ser constatada por meio de várias comparações com terminais do Nordeste já privatizados individualmente. A primeira delas é com o aeroporto de Natal, que mesmo tendo apenas 28% do número de passageiros do Recife (2,3 milhões contra 8,2 milhões), receberá R$ 650 milhões em investimentos, ou 77% do total da capital pernambucana“, observou.

O líder do PT também garantiu que o nível de investimento do Recife, em relação a Fortaleza, que recebe quase dois milhões de passageiros a menos por ano, está muito baixo. Enquanto a capital cearense vai ganhar R$ 1,4 bilhão, o terminal pernambucano vai contar com apenas 60% desse montante.

O senador também ressalta que, quando a comparação é com Salvador, que também recebe menos passageiros do que o Recife (7,7 milhões), os números ficam ainda piores. O aeroporto baiano receberá R$ 2,8 bilhões em investimentos, ou seja, 330% a mais do que o previsto para o Recife, que será privatizado em bloco.

A dificuldade de se manter o nível de investimento no aeroporto do Recife da mesma forma que foi feito com os demais concorrentes nordestinos está no fato de que o vencedor do leilão vai precisar investir no nosso terminal e em mais cinco, todos eles com dificuldades financeiras“, sublinhou.

Ele chamou a atenção para disparidade do bloco do leilão do Nordeste para os dois aeroportos da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande, que fecharam 2017 com um balanço de R$ 15 milhões negativos. Enquanto isso, o aeroporto do Recife fechou o mesmo ano com um saldo positivo de R$ 130 milhões.

Está muito claro que todo o lucro do Recife será drenado para a manutenção dos outros cinco, assim como para garantir os investimentos em todos do bloco Nordeste. Ao invés de o lucro ser reinvestido no próprio terminal, o dinheiro será dividido entre todos, contribuindo assim com a perda de competitividade em relação aos concorrentes nordestinos. É um pleito encampado pela bancada pernambucana, diante do imenso prejuízo que ameaça nosso aeroporto“, reiterou.

O parlamentar disse que a expectativa é que a liderança de movimentação de passageiros no Recife seja perdida para Salvador e até mesmo Fortaleza, prejudicando uma rede de 52 segmentos da economia que se beneficiam diretamente do turismo e, por consequência, da excelente fase do aeroporto do Recife.

Assessoria de Comunicação

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