Instituto de Terras realiza cadastro de famílias rurais em Lagoa Grande

0


O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Iterpe intensificou as ações de Regularização Fundiária no município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, e está cadastrando famílias de agricultores do assentamento Ilha do Pontal.

No início do mês, servidores da Gerência de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do Iterpe e da Unidade Regional do Instituto de Petrolina visitaram a comunidade rural, que é um assentamento estadual gerido pelo Iterpe, e se reuniram com os agricultores para verificar a situação de 85 famílias e fazer o levantamento do quadro social dos moradores.

O assentamento abriga 169 famílias que vivem do cultivo de frutas, principalmente uva e manga. No ano de 2012, o Iterpe regularizou o cadastro e a documentação de metade das famílias, que já receberam os seus títulos de concessão de direito real de uso da terra, o título de posse, e, agora, está em processo de regularização dos demais agricultores. De acordo com o presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, a previsão é que até o final do ano as famílias possam receber seus documentos de posse.

É importante fazer esse trabalho porque, de posse do título, o agricultor vai estar regularizado quanto à sua ocupação da terra e quanto à sua produção, além de ter acesso às políticas públicas, como benefício previdenciário e crédito rural – disse Gondim.

Plantação de manga no assentamento Ilha Grande do Pontal. Acima, agricultor apresenta aos técnicos do Iterpe documentação para regularização de seu imóvel rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome