Jerônimo Rodrigues (PT) toma posse como governador da Bahia

0

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, declarou em seu discurso de posse, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, na manhã deste domingo (1), que a prioridade central de seu governo será o combate à pobreza e à fome.

No discurso, Jerônimo lembrou sua origem humilde e disse que é resultado de lutas, sonhos e projetos coletivos. “Trago no rosto os traços genuínos do povo brasileiro e, na alma, as marcas de séculos de história do nosso país – e ela nos conta que, em outros tempos, seria impensável que homens como eu, viessem algum dia a governar esse Estado”.

Além do combate à fome, Jerônimo declarou que enfrentamento ao desemprego será priorizado. “É compromisso meu empregar a nossa energia para promover inclusão por meio de uma política objetiva de desenvolvimento social e econômico que gere trabalho e renda para o nosso povo”, afirmou.

O governador também afirmou que seu governo pretende combater todas as formas de preconceito e discriminação. Para Jerônimo, “é inaceitável que a sociedade ainda conviva com uma violência tão sistemática contra  mulheres, indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, os negros e todos os grupos sociais historicamente excluídos”.

Esse tempo todo, estamos falando de reconhecimento e afirmação de direitos. Esse é o sentido que move cada ação nossa e isso está refletido na composição da nossa equipe de secretárias e secretários de Estado. Buscamos em nosso governo assegurar a presença de novos perfis políticos, muitos dos quais, filhos do interior da Bahia”, declarou.

Ao final do discurso, o governador convidou familiares para subirem à tribuna e ficarem a seu lado. Depois, Jerônimo se emocionou ao ser abraçado por Jaques Wagner, ex-governador do Estado.

Depois de empossado, Jerônimo passou as tropas em revista na área externa da Alba. Em seguida, fez um pronunciamento à imprensa em que reforçou seus compromissos de campanha. “A nossa missão é combater a fome e garantir que não ela volte. E pra isso é importante acharmos formas definitivas, sustentáveis, o emprego, o trabalho e a renda será perseguido dia a dia pra que as pessoas possam ter a dignidade dinheiro no bolso, escolheu o que comer, o que comprar, o que vestir“.

Além disso, o governador declarou que, encerrado o período eleitoral, o momento é de união e esperança. “Essa vitória não é de Jerônimo, de Geraldo, nem de Otto. Essa vitória é da Bahia. Nossa mensagem é para o povo da Bahia: as eleições acabaram. Os palanques já foram desmontados“.

É importante a unidade para que a gente consiga realizar as ações de governo. A  missão de todos é proteger o povo brasileiro é garantir que a gente se livre deste mal que é a fome“, concluiu.

A cerimônia de transmissão de cargo do ex-governador Rui Costa foi realizada em uma tenda montada no gramado próximo à Alba.

Ela foi marcada pela apresentação do Hino Nacional Brasileiro interpretado pela indígena Nívea Akuã Pataxó, acompanhada da camerata da Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia (Orquestra Neojibá), projeto mantido pelo governo, por intermédio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome