Confira as boas práticas para conectar os pequenos com os livros
A literatura é uma excelente porta para a absorção de conhecimento, mas também para potencializar o processo de alfabetização.
Além de ser um instrumento importante para potencializar o desempenho escolar, a literatura estimula a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito e a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.
Como introduzir as crianças no mundo da literatura?
Quando chega o momento de fazer com que a criança tenha contato com um livro infantil, é normal que pais e mães tenham muitas dúvidas sobre como estabelecer essa conexão.
De acordo com os profissionais de educação, a primeira coisa que é fundamental entender é que os livros não têm uma faixa-etária específica para entrarem na vida dos filhos.
Embora alguns livros respeitem momentos específicos do desenvolvimento infantil, a literatura não tem barreiras e, para que essa seja uma experiência proveitosa para crianças e famílias, é válido que haja uma mediação, principalmente na escolha do livro.
No caso dos bebês, que ainda estão consolidando o processo de visão, os contrastes são ótimas opções para atrair a atenção dos pequenos. Conforme comprovam diversas pesquisas, nada é mais potente no desenvolvimento da empatia que a leitura de qualidade – inclusive para os bebês.
Neste contexto, é importante que o adulto compreenda que, mesmo nos primeiros anos, a criança absorve muito nos momentos de leitura compartilhada, principalmente pelo carinho e afeto e carinho desse momento.
Com o passar do tempo, a literatura vai exercendo um papel ainda mais importante na vida das crianças, inclusive, para o processo de alfabetização.
Além disso, a literatura, com o passar do tempo em meio ao desenvolvimento infantil, passa a ocupar um status de protagonismo na resolução de problemas complexos, ajudando os jovens a lidar com as emoções.
Os benefícios da leitura na infância!
O fato é que, de acordo com professores, escritores e demais profissionais que são responsáveis pelo desenvolvimento infantil, é comprovado que a literatura traz uma série de benefícios para a vida da criança. Confira algumas delas!
- Melhora e aumenta o vocabulário;
- Potencializa o aprendizado da escrita;
- Amplia a visão de mundo;
- Contribui para o pensamento crítico e leitura de mundo;
- Potencializa a consolidação de uma visão de mundo mais sensível e humanizada.
Como os pais podem incentivar a criança a gostar de ler?
O gosto pela leitura deve ser estimulado desde muito cedo e a referência dos pais nesse processo é fundamental. Entretanto, esse apreço pela leitura pode ser estimulado de diferentes formas. Confira algumas delas!
Na gestação
- Respiração e silêncio;
- Comunique-se de forma afetuosa;
- A repetição é importante.
De 0 a 3 anos
- Varie as entonações de voz;
- Faça mímicas, gesticule;
- Quando forem ler, deixe que observe as imagens, aponte as ilustrações, objetivos e personagens com o dedo;
- Abuse das cantigas populares.
De 3 a 6 anos
- Façam visitas à biblioteca;
- Conte histórias antes de dormir;
- Explore as imagens dos livros;
- Peça para que o pequeno reconte a história.
De 6 a 8 anos
- Encoraje as crianças a ler e interpretar livros;
- Aproveite a temática das histórias para conversar com as crianças;
- Monte um cantinho da leitura;
- Mesmo que a criança já saiba ler, estabelecer a mediação é fundamental ainda nessa idade.
De 9 a 10 anos
- Tenha uma rotina de leitura com a criança;
- Deixe que a criança leia para você;
- Fique por dentro das preferências da criança;
- Faça passeios literários.
